A dimensão das balizas devia ser maior? A pergunta é lançada pelo histórico guarda-redes Gianluigi Buffon. Para o antigo guardião italiano, o tema tem sido recorrente e entende que deve haver uma reflexão que permita aumentar as medidas atuais para o bem do futebol.

"As medidas são as mesmas desde 1875, na altura se calhar eram demasiado grandes mas agora, vendo alguns guarda-redes, dá que pensar. A altura dos guarda-redes tem efeitos nos remates de longe: há 30 anos em cada 50 remates de longe 10 eram golo; hoje devem entrar uns três. De longe é muito difícil marcar um golo a um guarda-redes de dois metros", alerta Buffon numa entrevista ao jornal 'Tuttosport'.

A ideia é suportada com recurso a outras modalidades, como o voleibol.

"Agora, olhamos para certos jogadores e guarda-redes, e dá que pensar. Por outro lado, até no voleibol se discute a altura da rede. Tendo duas irmãs que são jogadoras de voleibol, conheço o problema. O serviço está a tornar-se quase tão crucial como no ténis", prosseguiu o ex-internacional transalpino.

Tudo porque entende que houve também uma mudança de paradigma relativamente à dimensão dos atletas.

"Em 1998, estava entre os cinco jogadores mais altos da Serie A", com 1,92m. Um paradigma que mudou muito, desde então. No ano passado, quando estava no Parma, na Serie B, estava sempre entre os cinco jogadores mais altos, mas dos 22 que estavam em campo", recordou o antigo histórico da Juventus e da seleção italiana, que terminou a carreira no Parma em agosto de 2023, aos 45 anos.