A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) lamentaram hoje o desaparecimento do antigo futebolista e treinador Artur Jorge, que morreu aos 78 anos.

"Para sempre um nome ligado ao nosso futebol. Descansa em paz, Artur Jorge", lê-se numa publicação da FPF na rede social X, acompanhada por uma fotografia do treinador enquanto selecionador luso, cargo que ocupou em duas ocasiões.

Em comunicado, a LPFP refere que "lamenta profundamente o falecimento de Artur Jorge, antigo internacional português, que se notabilizou tanto como jogador e treinador ao serviço de FC Porto, Benfica e Académica".

"À família enlutada e a todos os adeptos em geral, a Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências", lê-se.

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, considerou ainda que a morte do antigo treinador e jogador Artur Jorge é "uma perda irreparável" para o futebol luso.

"A morte de Artur Jorge, aos 78 anos, representa uma perda irreparável para o futebol português", escreveu Pedro Proença, na rede social Facebook.

O líder da Liga de clubes refere que Artur Jorge ficará para a história como "um jogador diferenciado e um treinador que ajudou a colocar o nome de Portugal no mundo com a conquista da Taça dos Campeões Europeus, em 1987", pelo FC Porto.

"Por direito próprio, transformou-se numa referência do futebol, alguém com quem tive o privilégio de privar e manter uma excelente relação", afirmou.