A liga portuguesa é a 7.ª mais rápida entre 30 campeonatos de todo o mundo.

O relatório foi divulgado pelo Observatório do Futebol, que analisou a velocidade de jogo com base em três parâmetros: sprints, velocidade e acelerações. 

Com base na avaliação, a I Liga surge na 7.ª posição, atrás do campeonato francês (6.º), suíço (5.º) e neerlandês (4.º).

O pódio é liderado pela Premier League, seguido do segundo escalão inglês, o Championship. A Serie A, campeonato italiano, fecha o pódio divulgado pelo CIES.

O Brasileirão é a única liga não europeia das sete analisadas no top-10 (surge em 9.º lugar),  com valor muito próximo dos apresentados pelas ligas portuguesa, francesa e espanhola, que fecha o pódio.

Destaque também para a Bundesliga, que é a única das Big-5 fora dos dez primeiros. A liga alemã surge na 15.ª posição, atrás do campeonato belga (11.º), grego (12.º) e turco (13.º).

A Liga MX do México (30.ª), a Serie B da Itália (29.ª) e a primeira divisão da Argentina (28.ª) ocupam os últimos lugares da lista de 30 competições. 

Por clubes

Por clube, os valores mais elevados pertencentes ao Chelsea, à frente do Tottenham e de outros seis clubes ingleses: Liverpool, Manchester United e o actual vice-campeão do Championship, o Leicester City.

Os principais índices de velocidade para as outras cinco grandes ligas da Europa colocam o Rayo Vallecano à frente na La Liga, o Bayern de Munique (à frente do já campeão Bayer Leverkusen) na Bundesliga, o RC Strasbourg (à frente do PSG) na Ligue 1, bem como Sassuolo na Série A.