À semelhança do ano passado, os Prémios Esports Portugal é um evento que premeia os melhores portugueses no domínio dos Esports. A escolha dos vencedores é feita com base nos votos do público e do júri que apuram os vencedores de cada categoria através de um processo em diferentes fases.

A organização, a cargo da agência GOATPixel, do grupo da Braver Media, introduziu novas categorias, adicionou membros adicionais ao júri, assim como regras tanto na revisão da ponderação do público, como das pontuações votadas pela equipa jurídica. A equipa dos jurados “é composta por 21 especialistas, considerados líderes de opinião no ecossistema de Esports em Portugal, representando as diferentes áreas do mesmo – desporto, media, eventos e entretenimento”, refere o comunicado.

A empresa explica que para eleger os vencedores dos Prémios, há um processo de quatro passos. O primeiro são as Nomeações, abertas ao público em geral, que nomeia indivíduos ou organizações que considera serem mais relevantes nas diversas categorias, e que pode fazê-lo no website oficial até ao dia 31 de janeiro; segue-se depois o anúncio dos Finalistas, após análise dos nomeados, que são escolhidos pelo júri; a terceira etapa é a votação para eleger os melhores entre os finalistas, tanto pelo público (25% do peso) como o júri (75% da ponderação). Por fim, os resultados finais serão revelados durante uma Gala presencial, onde são anunciados os vencedores dos Prémios Esports Portugal 2020.

À semelhança do ano passado, a Gala conta com convidados ilustres, atuações musicais e diversas surpresas para celebrar mais um ano de competições eletrónicas em Portugal. A Gala será transmitida no canal oficial do Twitch.