A primeira fase do FPF Masters eFootball começa no dia 11 de fevereiro e será totalmente disputada online devido ao confinamento ditado pelas medidas de combate à COVID-19. Esta é a nova e agora mais importante competição de futebol virtual a nível nacional dedicada a clubes da Federação Portuguesa de Futebol. O sorteio dos grupos já foi feito, tendo como base o ranking dos jogadores, para se realizar uma competição mais equilibrada possível.

Ao todo estão disponíveis quatro grupos, neste caso Séries. Na Série A estão listadas a TSWarror Player, a eFC Porto Soccersoul, OFFSET, Sporting CP, Gil Vicente FC, Blues, CD Feirence e Plutoinos PassaFrente.

Na Série B pode-se encontrar a Apogee, SC Braga, Estoril Praia, CS: Marítimo, Académica de Coimbra, Geekcase, BP Kings e EGN. A Série C conta com o CD Tondela, Boavista FC, FTW, Vitória SC, Sintrense SAD JAX, GD Tourizense, SC Farense e a Native2Empire. Por fim, na Série D, estão listados o FC Famalicão, K1CK, Diogo Jota, NPLAY GTZ Bulls, Leões Porto Salvo, Rhyno, CD Nacional e o Estrela da Amadora.

A competição, que conta com a chancela da FIFA, serve como prova oficial no caminho do FIFAe Nations Cup 2021. Os playoffs estão agendados para maio, que caso a situação pandémica melhore será realizada em palco num evento presencial.

A competição conta com um prizepool de 25 mil euros e um troféu de campeões nacionais de futebol virtual. Vai contar com duas fases competitivas, sendo a última os playoffs que vão garantir aos 16 melhores clubes o acesso ao prémio monetário. Segundo é explicado, os clubes FPF e Gaming na plataforma PlayStation que tenham dois jogadores presentes no ranking FIFA.gg e/ou FPF Challenge, vão ter a possibilidade de participar na primeira fase com 10 jornadas semanais e duas fases de grupos. Esta primeira fase é disputada exclusivamente online e os clubes jogam as partidas em confrontos Bo3, com duelos individuais.

Também os Challenges que forem organizados pela FPF eFootball vão ser parte do Masters, e dessa forma podem ser decisivos no recrutamento de atletas pelos melhores clubes. Neste caso, os jogadores vão poder disputar as provas individuais e procurar ser listado no ranking nacional. No final da temporada, será encontrado o melhor jogador nacional no Challenge Final, que conta com os 32 melhores jogadores nacionais.

A final da FIFAe Nations Cup vai ser disputada na Dinamarca e contará com Portugal para a fase de apuramento. O clube vencedor da competição vai garantir a pré-convocatória para a Seleção Nacional dos seus dois melhores atletas. O plantel da Seleção será fechado com os três melhores jogadores do ranking FIFA.gg e dos cinco pré-convocados, que depois o selecionador nacional vai escolher 2 para representar a seleção das quinas para a grande final.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.