Na grande final do torneio Gamers Without Borders de FIFA 20 estava um prémio monetário de 100 mil dólares em disputa, a serem doados à UNICEF, como parte de um fundo de caridade de 1,5 milhões de dólares angariados durante a competição de FIFA 20. O jovem internacional português ao serviço do Atlético de Madrid, João Félix, bateu o seu compatriota André Silva sagrando-se o grande vencedor do torneio.

João Félix optou pela equipa do Liverpool, uma ironia porque o jogador português ajudou o seu Atlético de Madrid a eliminar a equipa inglesa da Liga dos Campeões este ano. Outras estrelas presentes no evento foram colegas internacionais, tais como Trent Alexander-Arnold, Dele Alli e Paulo Dybala, que juntos arrecadaram mais de 400 mil dólares para instituições de caridade para ajudar a combater a pandemia de COVID-19.

Também estrelas da música participaram no torneio, entre eles o ícone do hip-hop Snoop Dogg e Liam Payne (ex-One Direction) que doaram 10 milhões de dólares a instituições de caridade ao nível global para a luta do coronavírus.

fifa 20

No rescaldo da final, em que venceu por duas partidas na melhor de três, João Félix refere que joga muito. “De manhã treino, depois almoço, depois jogo mais um pouco, treino de novo e depois à tarde jogo de novo, faz parte da minha vida. Eu jogo Call of Duty, Fortnite e NBA.”

Sobre o prémio que os dois finalistas ofereceram à UNICEF, João Félix destaca que “foi ótimo porque gostamos de jogar FIFA e jogar FIFA para ajudar pessoas com COVID. Estamos extremamente felizes em ajudar essas pessoas. Já ajudámos antes, estamos a ajudar agora e continuaremos a ajudar com certeza.”

O jogador explica que o gaming em geral e o FIFA em particular mantiveram os jogadores, amigos e as comunidades juntas durante estes tempos difíceis. “É sempre divertido jogar contra outros jogadores de futebol e mantém-nos conectados de uma forma divertida. É uma ótima ideia ter torneios como o Gamers Without Borders para ajudar na doação a estas instituições de caridade que fazem um trabalho incrível no combate à COVID-19, e estou feliz em poder ajudar.”

fifa 20

Depois de seis semanas de competições, os jogos da iniciativa Gamers Without Borders ajudaram a arrecadar 10 milhões de dólares para instituições como a UNICEF, GAVI e a Direct Relief com o objetivo de combater a COVID-19. Os eventos foram apoiados pela ESL, que teve um papel técnico na organização.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.