A questão sobre a introdução dos desportos eletrónicos (eSports) nos Jogos Olímpicos é uma discussão bastante antiga. O Comité Olímpico Internacional (COI) sempre mostrou abertura para a organização do evento baseado nas competições de gaming, mas com a condição de que os mesmos seriam realizados à margem dos desportos convencionais.
Em 2017, quando já se planeavam os Jogos de Paris em 2024, ainda se ponderou em incluir videojogos. Mas depois voltou atrás, referindo que estes não iriam ser incluídos nas Olimpíadas, mas manteve o interesse no formato de forma a incentivar os mais jovens para o espírito desportivo físico. Em junho, foi então proposta pelas federações internacionais dos jogos eletrónicos a realização dos Jogos Olímpicos Eletrónicos.
Veja na galeria imagens da reunião do Comité Olímpico:
O COI anunciou agora oficialmente a criação dos Jogos Olímpicos de eSports, mantendo-se a ideia inicial de separação dos tradicionais, com a primeira edição a realizar-se no próximo ano na Arábia Saudita. O COI fechou uma parceria de 12 anos com o Comité Olímpico Nacional da Arábia Saudita. O objetivo é que os Jogos Olímpicos de eSports mantenham o ritmo da revolução digital. Em 2023, foi feito um pequeno teste em Singapura, durante uma semana, que foi o sucesso necessário para convencer a comissão a aprofundar a discussão sobre o tema.
Receber os Jogos Olímpicos de eSports faz parte da estratégia Vision 2030 lançada pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman em 2016, com mais de 150 reformas que transformaram a sociedade do país, destacando o papel dos jovens e das mulheres. O país afirma que tem 23,5 milhões de gamers, sendo que metade são mulheres.
Mesmo os desportos tradicionais cresceram no país, que foi palco de mais 100 eventos internacionais, dos eSports, futebol, desportos motorizados, ténis, golfe e outros.
Sobre os Jogos Olímpicos de eSports, vai ser escolhida a cidade anfitriã, assim como a arena para a edição inaugural. Ficou ainda para mais tarde quais os títulos que vão ser incluídos, o processo de qualificação para os jogadores e outros detalhes. Não sendo oficial, jogos como Counter-Strike 2, League of Legends, Valorant e Rocket League parecem alguns dos candidatos a serem escolhidos pela sua popularidade nas competições.
Comentários