A PGL é uma das maiores organizadoras de eventos milionários de eSports, mais concretamente de Counter-Strike 2. Esta semana anunciou os planos do circuito competitivo previsto para os próximos dois anos, com prémios de cada torneio a superaram o milhão de dólares.

De organizadora de eventos locais em LAN, a empresa pretende agora expandir-se para os palcos online. Para tal adquiriu vários ativos-chave da Esportal, empresa especialista na criação de plataformas para jogos competitivos. Na sua plataforma, os utilizadores podem encontrar torneios, organizar encontros ou rankings para os seus jogos favoritos.

A aquisição dos ativos dá à PGL as ferramentas necessárias para criar a sua própria plataforma online de matchmaking, prometendo um serviço disponível globalmente e claro, uma alternativa ao FACEIT. A PGL realça que não adquiriu a Esportal AB, mas ativos específicos alinhados com a sua visão para o futuro da organização de partidas de eSports.

Desde o anúncio dos eventos milionários para os próximos dois anos que a PGL diz ter reforçado o compromisso com a comunidade de jogadores. De recordar que a organização tinha prometido um investimento de 17 milhões de dólares na comunidade de Counter-Strike 2 para os próximos dois anos. Aponta agora que a decisão de adquirir os ativos da Esportal é uma aposta de ferramentas valiosas para a comunidade de eSports, prometendo preservar e melhorar este recurso para os jogadores a nível global.

Após a aquisição, a PGL está agora a analisar as operações para identificar áreas que necessitem de melhorias ou limpeza. Esta avaliação é referida como crítica, prevendo um período de três ou quatro meses para migrar, reorganizar e provavelmente mudar o nome da plataforma. Estes são os passos que a empresa vê como necessários para otimizar o crescimento e sucesso da plataforma, para um relançamento eficaz.

Quando a plataforma estiver em funcionamento, é provável que a PGL a adote para organizar os qualificadores para os seus próprios torneios.