Já são conhecidos os planos do circuito global da PGL para 2025-2026, com torneios Major de Counter-Strike 2 a passarem pelos principais pontos do planeta. Todas as datas, locais e detalhes foram agora partilhados, incluindo os apetitosos prémios monetários de 1,25 milhões de dólares por cada competição e a equipa vencedora a amealhar um bolo de 425 mil dólares.

A PGL diz que o panorama competitivo de Counter-Strike 2 evoluiu, abraçando uma abordagem mais aberta e inclusiva. Para tal, a PGL aponta o seu compromisso de organizar todos os seus torneios com total transparência, cumprindo as novas regras de licenciamento da Valve. Essas mudanças são referidas como um momento decisivo nos eSports, democratizando a organização do evento e promovendo uma cultura competitiva e vibrante.

Com este novo mindset, a PGL confirmou 10 torneios, embora afirme estar preparada para organizar torneios adicionais de CS2. Isto porque as novas regras dão liberdade a qualquer um organizar eventos, abrindo dessa forma novas possibilidades de inovação e crescimento com a comunidade de CS2.

“Acreditamos que os eSports são um fenómeno global e que não devem estar confinados a um único país ou região. É por isso que estamos dedicados em levar os eventos a diversos locais espalhados pelo m undo, garantindo que os fãs locais possam sentir as emoções das competições de nível superior”, afirma a PGL no comunicado. Com olhos postos nos próximos dois anos, a PGL diz que cada evento foi desenhado para oferecer uma experiência única, com as melhores equipas e “nas cidades mais vibrantes do mundo”.

O calendário tem quatro datas marcadas para 2025 e seis para 2026 já confirmados. O primeiro torneio será realizado no FiRe Buenos Aires 2025, entre os dias 13 a 23 de fevereiro de 2025, realizado no Teatro Gran Rex. Segue-se o PGL Bucareste 2025, realizado nos estúdios da PGL, entre os dias 3 a 13 de abril. O terceiro evento será o PGL Astana 2025, na Arena Barys entre os dias 8 a 18 de maio. Por fim, o PGL Belgrado 2025 na Arena de Belgrado entre 23 de outubro a 2 de novembro.

Olhando para 2026, os eventos repetem-se, com ajustes de datas e a introdução de outras. Buenos Aires volta a receber o major entre 12-22 de fevereiro, mudando o local para o Estádio Mary Terán de Weiss. Segue-se Bucareste entre 2 a 12 de abril, Astana entre 7 a 17 de maio e Belgrado entre 6 a 16 de agosto. Foram ainda adicionadas a FiRe São Paulo nos dias 1 a 11 de outubro e o FiRe Barcelona, entre 22 de outubro a 1 de novembro.

Nas regras de acesso aos torneios, as equipas vão ser convidadas que estejam no ranking global VRS, até top 16. Nenhum torneio terá qualificadores abertos e todos os eventos são realizados offline. A PGL refere que cada evento será independente, sem qualquer ligação entre eles, o que abre novas oportunidades para as equipas a nível global brilharem. As equipas terão múltiplas oportunidades para mostrar o seu talento e vencer. Esta decisão permite também libertar as equipas da pressão da máquina calculadora, sem a pressão de acumular posições no ranking.

Todos os torneios terão uma fase de grupos com 16 equipas num formato suíço, com partidas BO3. As oito melhores equipas garantem lugares nos playoffs. Nesta fase será aplicado o sistema de eliminação solo, e as partidas dos quartos e semi-finais serão disputadas em Bo3. A grande final será disputada em Bo5.

Além do prize pool anunciado, a organização tem um valor de 450 mil dólares para despesas de hospitalidade das equipas. Todas as equipas recebem bilhetes de viagem para oito pessoas, acomodação em hotéis de pelo menos 4 estrelas, assim como alimentação e salas de treino para cada uma.

A organização diz que nos próximos dois anos vai investir 17 milhões de dólares na comunidade de Counter-Strike 2. Mas como referiu, pretende surpreender a comunidade com novas datas a anunciar mais tarde, além das 10 agora reveladas.