Já é conhecido o circuito de 2024 para as competições de eSports de Valorant, o FPS tático da Riot Games. A editora revelou mudanças no circuito profissional VCT com o objetivo de elevar a competição no seu quarto ano. Está previsto para a próxima temporada a introdução de uma nova liga internacional, assim como a expansão do calendário do Challengers para incluir competições ao longo de todo o ano.
Vão ser introduzidos novos locais de competição para os eventos Master e a grande novidade é que Madrid vai receber um dos Valorant Masters previstos, neste caso o primeiro do calendário na Primavera, concentrando oito equipas.
O outro Masters será em Xangai, na China. O país asiático vai ter também a sua própria VCT League, totalmente dedicado a equipas chinesas. Esta liga vai estar no mesmo patamar que os campeonatos das Américas, EMEA e Pacífico. Prevê-se que a Riot organize um torneio de arranque em cada uma das quatro ligas internacionais. Cada torneio vai apurar duas equipas, das oito que vão participar no Major em Madrid.
A Riot Games pretende também criar um mecanismo unificador dos Pontos de Campeonato entre as ligas internacionais e os torneios globais. O objetivo é medir a performance das equipas que será o mecanismo de qualificação para os eventos globais. Desta forma, a editora poderá riscar os qualificadores regionais no futuro dos seus campeonatos.
As novidades do circuito não se ficam por aqui. Como explicou no seu blog, o calendário do Challengers vai ser realizado durante o ano todo, incentivando as organizações de criarem equipas competitivas. As Challengers Ascencion vão determinar as equipas que são promovidas às ligas VCT e vão decorrer em setembro, depois da Champions. O novo sistema de empréstimos de atletas permite aos parceiros das organizações de criarem relações entre as equipas. O sistema vai facilitar a troca de jogadores entre as equipas.
Comentários