O Benfica perdeu esta quarta-feira contra o Anderlecht, no primeiro da pré-época das 'águias', disputado no Estádio da Luz. Doku (34') e Thelin (40') fizeram os golos do conjunto belga, com o reforço Chiquinho a reduzir para os campeões nacionais.

Na partida que marcou a despedida de Jonas dos relvados, Bruno Lage lançou o avançado brasileiro a titular, para fazer dupla com o reforço Raul de Tomás na frente de ataque. Destaque ainda para a presença de outro reforço, Caio Lucas, e para Salvio no lado direito da defesa.

Ao minuto 10, Jonas, com a braçadeira de capitão, despediu-se um a um dos companheiros para dar lugar ao jovem Tiago Dantas, com o nome do camisola 10 a ecoar em todo o Estádio da Luz

Com esta mudança, Taarabt passou a jogar mais perto de Raúl de Tomás, enquanto Dantas ficou no lado direito do meio-campo.

Aos 15 minutos, Caio Lucas fugiu da esquerda para o meio e atirou forte, mas ao lado da baliza do Anderlecht.

Por esta altura a equipa belga começou a criar mais dificuldades às 'águias', muito por culpa de jogadores como Doku, autor do primeiro golo do Anderlecht, aos 34 minutos. O belga recebeu na área, arrancou em diagonal e atirou cruzado, sendo que a bola ainda parece desviar em Jardel, mas termina mesmo no fundo das redes de Zlobin.

Aos 40 minutos, após canto batido na direita, Thelin ganhou nas alturas e cabeceou para o 2-0. Caio Lucas, um dos mais inconformados entre os 'encarnados', ainda tentou reduzir a desvantagem até ao intervalo, mas sem sucesso.

A segunda parte começou com muitas mudanças no lado do Benfica. Zlobin, Ferro, Jardel, Grimaldo, Florentino, Gabriel, Caio Lucas, Taarabt, Tiago Dantas e Raúl de Tomás saíram para dar lugar a Svilar, Conti, Rúben Dias, Fejsa, Samaris, Pizzi, Jota, Nuno Tavares, David Tavares e Jhonder Cádiz - apenas Salvio se manteve.

Ao minuto 58, contudo, Cádiz viu-se obrigado a abandonar a partida devido a lesão, tendo sido rendido por Chiquinho, outro reforço deste defeso.

O ex-Moreirense acabaria por ser um dos protagonistas da noite, ao marcar o primeiro golo do Benfica nesta pré-época, ao minuto 69: Nuno Tavares recebeu a bola na esquerda, e cruzou rasteiro para o coração da área, onde estava Chiquinho, que atirou para o fundo das redes.

Aos 71' o médio das 'águias' caiu na área, com a Luz a pedir grande penalidade, mas Fábio Veríssimo mandou seguir. Pouco tempo depois, Bruno Lage voltou a mexer na equipa - saíram Jota, Samaris e Pizzi e entraram Seferovic, Cervi e Rafa.

Até ao apito final ainda houve tempo para mais mudanças no Benfica - Svilar, Rúben Dias e Nuno Tavares deram lugar, respetivamente, a Vlachodimos, Pedro Álvaro e Nuno Santos - mas o marcador não mais se alterou, confirmando-se o 'desaire' do campeão nacional neste arranque de pré-temporada.

No sábado, o Benfica joga em Coimbra, perante a Académica, antes de partir, na próxima segunda-feira, para uma digressão aos Estados Unidos, onde competirá na International Champions Cup (ICC).