O Sporting perdeu esta quarta-feira frente a modesto Rapperswil Jona por 2-1, naquele que foi o primeiro teste dos leões na pré-temporada. Bruno Fernandes abriu o marcador para o clube leonino ainda no primeiro tempo, mas os helvéticos deram a volta ao marcador na segunda parte com golos de Jordan Gele e Merlin Hadzi.

A primeira oportunidade do encontro pertenceu ao Sporting pelos pés de Bas Dost. Bruno Fernandes conduz a bola, desmarca Raphinha na direita que cruza rasteiro para o holandês chegar ligeiramente atrasado.

O Sporting estava mais pressionante no encontro e foi o primeiro a chegar ao golo aos 13 minutos. Bruno Fernandes foi o autor do primeiro tiro certeiro na nova temporadsa na conversão de uma grande penalidade. Tiago Ribeiro fez falta sobre Raphinha na área e o médio não falhou da marca dos sete metros.

O Rapperswil-Jona é uma equipa do terceiro escalão do futebol suíço, mas nem por isso se intimidou com a equipa leonina, apresentando bons princípios e tentando sempre sair a jogar com passes curtos. Numa boa jogada aos 23 minutos, Nicolas Eberle ganhou espaço à entrada da área e rematou perto da baliza de Renan Ribeiro.

Pouco tempo depois foi a vez de Bruno Fernandes servir o reforço Luciano Vietto, mas o remate do argentino passou muito perto da baliza do emblema helvético.

Até final da primeira parte o ritmo de jogo baixou e o Sporting tornou-se menos pressionante, ainda que continuasse a dominar a partida.

Para o segundo tempo, Marcel Keizer mudou totalmente o onze inicial ao intervalo e viu a sua equipa sofrer o golo do empate aos 48 minutos. Tiago Ilori e Ivanildo Fernandes, defesas centrais para o segundo tempo, desentenderam-se. Ivanildo saiu à procura da bola, Ilori ficou e Jordan Gele aproveitou a desatenção para finalizar na cara de Luís Maximiano.

O Sporting respondeu ao golo sofrido com um remate de Gonzalo Plata à barra aos 52 minutos. O jovem equatoriano que brilhou no Mundial sub-20 encontrou espaço à entrada da área e atirou com força à trave da baliza helvética.

As numerosas substituções realizadas ao intervalo quebraram o ritmo de jogo que já não era muito elevado. Mas o  apareceu revigorado depois do descanso e conseguiu a reviravolta no marcador aos 68 minutos num lance em que a defesa do Sporting ficou mal na fotografia.

Após um livre batido por Merlin Hadzi no lado esquerdo, a defesa do Sporting aliviou a bola para a entrada da área onde Jordan Gele dá um toque e, num ressalto, o mesmo Hadzi, mais rápido do que Tiago Ilori, surge a colocar os suíços em vantagem.

Na parte final do encontro, o Sporting teve muitas dificuldades em criar perigo no último terço do campo, com Gonzalo Plata, Rafael Camacho e Matheus Pereira a tentarem criar perigo mas sem grande objetividade.

O próximo jogo dos leões neste estágio na Suíça será no próximo sábado, 13 de julho, frente ao St. Gallen, sexto classificado na edição passada do campeonato suíço.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.