Declarações de Roger Schmidt, treinador do Benfica, na conferência de imprensa de análise do jogo com o Newcastle, da Eusébio Cup.
Benfica está a crescer? "Sim, penso que os jogadores estão a evoluir bem. Treinámos muito nas últimas semanas e penso que demos um passe em frente e evoluímos com o decorrer desta pré-temporada. Hoje foi um grande teste para nós, porque jogamos contra um grande adversário e forte fisicamente. Mas também mostrámos a nossa qualidade em alguns momentos, especialmente na primeira parte. Criámos oportunidades de golo, tivemos alguns momentos na defesa, perto e dentro da área nossa área, onde não tivemos taticamente perfeitos e em que eu sei que podemos fazer melhor. Podíamos ter feito algumas coisas um pouco melhor.
Veja as melhores imagens do jogo!
Onde estiveram os problemas do Benfica? "O Newcastle tentou mudar a sua forma de jogar, utilizando um pouco mais os extremos e nesses momentos os nossos laterais precisavam de um pouco mais de apoio. Mas é por isso que temos estes testes, com o intuito de percebermos quais são os próximos passos a dar. Estou feliz por termos ganho o jogo no final. É verdade que foi apenas mais um jogo, mas o nome da Taça é Eusébio, um dos melhores jogadores da história de Portugal, por isso tivemos de nos mostrarmos ao jogo e fazer de tudo para ganharmos. Estou muito feliz pelo resultado de hoje."
Problemas defensivos no lado de Grimaldo: "Ele fez um bom jogo e fez uma boa pré-época. Estou muito contente com ele. Sofremos golos, quando não controlámos o espaço atrás dele. É normal que eles façam cruzamentos, mas temos de fechar os espaços mais perto da baliza. Não foram erros claros do Grimaldo. Os jogadores estavam cansados, daí ter mudado algumas coisas. Ontem, treinámos duas vezes. A pré-época acabou e vamos preparar-nos de forma diferente para os jogos a contar. Temos de usar os treinos para a tática. Esperava algum cansaço."
Já tem um onze na sua cabeça? "Ganhámos cinco jogos na pré-temporada, mas sabemos bem que assim que arranca o primeiro jogo oficial, a a pré-época fica para trás. Penso que podemos, sim, usar estes jogos para ganharmos ainda mais confiança. Sobre o onze inicial, eu penso de forma diferente como treinador porque para mim, é algo que está sempre em mudança. Não quer dizer que por eu usar um onze que vou repeti-lo em 60 jogos. Hoje começámos com estes jogadores, assim como no último jogo. A grande parte repetiu a titularidade porque estiveram bem. Todos os jogadores estão numa boa forma e todos mereciam ter jogado hoje, mas não posso jogar com todos eles".
Possíveis reforços: "Temos muitos jogadores, por isso tenho um grande respeito por todos os nossos jogadores, principalmente pela forma como têm gerido esta fase [do mercado] que não é fácil. Quando fomos para estágio tínhamos 39 jogadores, o que é muito, mas nos treinos vi que a qualidade é top, top. Quando existem estes períodos de transferências é normal que os clubes tentem melhorar ao máximo as equipas e connosco é igual. É possível que alguns jogadores queiram sair, que outros possam chegar, mas neste momento o meu foco está em jogar contra o Midtjylland, não posso fazer comentários sobre rumores."
Newcastle foi um bom teste para o jogo com o Midtjylland? "Foi um jogo diferente, diante de um adversário igualmente diferente em termos táticos. Hoje foi também um jogo mais físico, mas temos que estar preparado para isso e hoje foi um bom exemplo. Penso que os nossos jogadores estiveram bem, ganharam muitos duelos. Foi um teste muito bom para o jogo da próxima terça-feira, mas temos de ajustar a nossa tática tendo em conta o adversário que vamos defrontar. A partir de hoje vamos analisá-los porque sabemos que são o nosso adversário."
Prefere vencer por 1-0 ou 3-2: "O mais importante é ganhar. Não sofrer golos é sempre importante para a confiança da defesa. Temos de manter a bola longe da nossa baliza, é a melhor forma de prevenir situações complicadas. Não concedemos muitas oportunidades nesta pré-temporada, mas hoje o Newcastle teve algumas. Não foi um erro individual, foi uma cadeia de ações. Estou também contente que não tenha sido perfeito, são testes e temos de usar estes jogos para dar passos em frente."
O Benfica conquistou esta terça-feira a 11.ª edição da Eusébio Cup, ao receber e vencer os ingleses do Newcastle 3-2, com o golo do triunfo a ser apontado pelo futebolista Henrique Araújo, aos 89 minutos.
Gonçalo Ramos, aos 15 minutos, e Grimaldo, aos 32, fizeram os golos do Benfica na primeira parte, tendo o ‘bis’ de Miguel Almirón, aos 22 e 44, levado a igualdade para o intervalo. Henrique Araújo, aos 89, 'selou' o resultado e fez com que os 'encarnados' levassem pela quarta vez o troféu para o museu Cosme Damião.
Com este resultado, o Benfica totaliza por vitórias os cinco encontros da pré-época – Reading (2-0), Nice (3-0), Fulham (5-1) e Girona (4-2) –, o que abre o 'apetite' para os encontros da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, agendados para 02 e 09 de agosto, em que vai medir forças com os dinamarqueses do Midtjylland.
Comentários