O Ministério angolano da Juventude e Desportos (MINJUD) pretende intensificar e dinamizar as ações do desporto infanto-juvenil nas escolas daquele país, para assim permitir uma maior envolvência do número de alunos e contribuir para formação dos mesmos, informou o secretário de Estado Carlos de Almeida.

A informação foi prestada à margem da visita da ministra do MINJUD à província da Huíla, a fim de constatar o real estado das infra-estruturas desportivas e o lançamento da primeira fase do torneio “Desporto Escolar”, afirmando que o projeto é um desiderato que o governo propõe-se a atingir e que a Huíla vai ser um "grande" parceiro para o desafio, por apresentar um estado de organização considerável referente à atividade desportiva nas escolas.

"O desporto escolar é histórico, a criança deve ser formada em todas as suas componentes e o desporto faz parte dessa formação. Queremos ter homens sãos e preparados para a sociedade", considerou.

"Temos informação que a província já tem algum andamento nesse processo, desde os jogos abertos que envolvem duas a três mil crianças. É um número bastante considerável que iremos levar como modelo para as outras partes do país”, disse.

O Desporto Escolar é um projcto do MINJUD em parceria com o Ministério da Educação, e envolve as modalidades de futebol, atletismo, voleibol, basquetebol, andebol, xadrez, capoeira, ténis de mesa e ginástica rítmica.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.