Os inspectores do conselho técnico da Federação Angolana de Futebol(FAF) trabalharam esta segunda-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, para constatar as reais condições do estádio comandante Hoji-ya-Henda, por formas a albergar os jogos da série B do campeonato nacional de futebol da segunda divisão.

Em declarações à imprensa no final da visita, o vogal do conselho técnico da FAF, Simão Damião, disse que objectivo foi fazer uma constatação das condições que possui o campo, uma vez que a partir do dia 27 do corrente iniciará o campeonato nacional da segunda divisão e a cidade do Sumbe irá albergar os jogos da série B.

Apesar de considerar positiva a constatação, frisou que algumas recomendações serão baixadas para se melhorar alguns aspectos (não mencionados).

Apelou aos responsáveis da gestão do estádio no sentido de trabalharem em parceria com administração municipal, por forma a encontrarem melhores soluções para a manutenção do próprio estádio, que ainda tem muito a dar aos amantes do futebol e não só.

“Depois do parecer ser entregue ao conselho técnico, a FAF, dentro de oito dias, fará sair um comunicado favorável ou não”, disse o inspector.

Para o presidente da Associação Provincial de Futebol, José Ventura, o grande problema que apresenta o estádio é a segurança, porque não existe uma vedação entre as bancadas e o recinto do jogo, mas estão a trabalhar no sentido de que tudo seja resolvido antes do início do campeonato.

O estádio comandante Hoji-ya-Henda possui relva sintética, com uma capacidade de três mil espetadores. Possui balneários, sala dos árbitros, cabina de imprensa e a área vip.