O Petro de Luanda apurou-se este domingo para a segunda eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação, ao vencer por 3-0 o African Stars da Namíbia, com dois golos do avançado Ladji Keita.

Logo ao segundo minuto, o Petro de Luanda fez a festa graças ao auto golo do defesa Hartman Toromba, na sequência de cruzamento executado por Mabiná.

O Petro perdeu 0-2 na primeira “mão” e este domingo diante do seu público no estádio 11 de Novembro tinha a missão de vencer.

Depois de a sorte estar ao seu lado com o golo madrugador, a formação do catetão errava sucessivamente nas transações.

Apenas aos 13 minutos apareceu uma nova oportunidade para marcar. Desta vez por Gilberto com forte remate colocou a bola ao lado.

Num futebol de muita paciência e objetivo, os jogadores do African Stars apresentavam futebol mais vistoso e que justificava a vantagem que traziam da sua terra e discutir a eliminatória até ao fim em território angolano.

Numa jogada de contra-ataque rápido, o guarda-redes do African Stars ficou batido e em lance de insistência Keita ampliou para 2-0. Nos minutos finais da primeira parte faltou concentração e sucessivas perdas de bola. O contrário não acontecia com os namibianos, com futebol mais objetivo no meio campo e ataque.

Na segunda parte, o Petro apareceu mais móvel com o médio Job a driblar, mas sem eficácia nas jogadas de perigo, enquanto do lado do African Stars o sinal de algum desgaste físico estava visível. Aos 58 minutos, fruto de ansiedade e sorte, Job mais uma vez de cara com a baliza colocou a bola poucos centímetros ao lado.

Sucessivas falhas, com o representante angolano a mostrar futebol incaracterístico e sempre criticado pelos adeptos, viveu-se angústia pelos espectadores.

Com desgaste bem patente no rosto, os namibianos, quase que não corriam, o que também não foi aproveitado pelos angolanos com falta de ritmo competitivo e indisciplina tática.

Já quando se pensava que as equipas fossem para as grandes penalidades, dado que a eliminatória estava empatada, Ladji Keita, depois de receber passe magistral de Job, fez o terceiro golo da partida.

O treinador do Petro, Alexandre Grasseli, já aos 90 minutos colocou em campo o médio Nari para o lugar de Ben Traoré.