Ao defrontar sexta-feira o Kampala City Council FC do Uganda, em jogo da primeira da primeira eliminatória de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos de Futebol, no Estádio Phillip Omondi, o 1º de Agosto regressa ao convívio dos “grandes” do continente, nove anos depois, na qualidade de vencedor do campeonato angolano.

Em representação do país nesta competição sob égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), os “rubro e negros” já haviam chegado a uma final continental em 1999, na extinta Taça das Taças, diante dos tunisinos de Esperance de Túnis, que na época aumentara o prestígio dos angolanos a nível da modalidade em África.

Agora orientado pelo técnico bósnio Jovic Dragan, a formação “militar” garantiu presença na prova ao vencer o Girabola2016, em que destronou o Recreativo do Libolo do Cuanza Sul.

A última vez que disputaram a mesma competição foi em 2014, na qualidade de segundo classificado, quando o país ainda era beneficiado da participação com mais de uma equipa, tendo em conta os resultados positivos dos seus representantes nas afrotaças.

Deste modo, depois do último afastamento no evento continental, em 2014, pela equipa do AC Léopards do Congo Brazzaville, após (1-0 e 1-4) na primeira e segunda mão, o 1º de Agosto regressa ao convívio dos campeões africanos, com um plantel desprovido dos dois jogadores que mais se destacaram na temporada 2016, que se transferiram para o Sporting de Lisboa (Portugal). Trata-se de Gelson Dala e Ary Papel.

Após importantes investimentos feitos pela direção do clube, na formação e construção de infraestruturas desportivas, bem como a necessidade de melhorar a última prestação na referida prova, augura-se por uma boa prestação.

Na edição passada Angola foi representada pelo Recreativo do Libolo que, na disputa do acesso à fase de grupos, foi afastada pelo Al Ahly do Egipto.

Para o desafio com a formação ugandesa, o representante angolano, que no passado final de semana conquistou a Supertaça, ao vencer o Libolo (1-0), não contará com os lesionados Dominique, Guelor e Macaia.

Por sua vez, o Kampala City lidera a tabela classificativa do campeonato ugandês, com 32 pontos.

A partida da segunda mão está agendada para o dia 19 de Fevereiro.