A selecção angolana leva vantagem sobre a congénere da Suazilândia nos confrontos entre elas, com três vitórias e dois empates desde o primeiro jogo a 2 de Setembro de 1990 (1-1), para a segunda jornada do grupo V qualificativo ao CAN1992, decorrido no Senegal.
O tento de Angola foi apontado por Chico, numa selecção orientada por Nando Jordão e que integrava atletas como Mateus Lúcio, André Nzuzi, André, Felito, Quim Sebas, Santana, Wilson, Ndunguidi, Carlos Pedro, Mona e Nelson.
Angola e Suazilândia voltaram a empatar a uma bola a 16 de Setembro de 1991, no estádio da Cidadela, em Luanda, para a quinta jornada da mesma eliminatória, mas já sob comando técnico de Carlos Queiroz.
Com golo de Felito, alinharam Ntomas, Bolefo, Chico Dinis, Ivo, Valente,  Mateus Fuidimau (Nelo Bumba), Arlindo, Paulão, Chico (Ndisso) e Vieira Dias.
O terceiro jogo entre os dois países da região austral de África teve lugar a 8 de Março de 1998, na cidade de Somhlolo, com o triunfo de Angola por 1-0, para a Taça da Confederação.
Jogaram sob liderança de Carlos Alves, Marito, Bodunha, Delgado, Hélder Vicente, Neto, Amaral Aleixo (Cacharamba), Assis, Paulito, (Minhas), Jonas, Kiss (Chicangala) e Miguel Pereira.
A 09 de Abril de 2000, para a primeira mão das eliminatórias de acesso ao campeonato do mundo de 2002, no Japão e Coreia do Sul, os Palancas Negras voltaram a vencer (1-0), em Mbabane, com golo de Kata e sob comando do técnico luso/cabo-verdiano, Carlos Alhinho (falecido).
No quinto desafio disputado no dia 23 de Abril de 2000, para a segunda mão das eliminatórias de qualificação ao mundial da Coreia do Sul e Japão, Angola goleou por 7-1, na Cidadela, em Luanda.
Paulão e Isaac, ambos a bisarem, Joni, Hélder Vicente e Covilhã confirmaram o desfecho histórico.  
O sexto encontro acontece este domingo (23) em Mbabane, para a primeira mão das eliminatórias de acesso à fase final da Taça CHAN, competição reservada à jogadores que actuam nos campeonatos internos que terá como palco a África do Sul, em 2014.  

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.