O oficial da FIFA para o desenvolvimento do futebol na região Oeste de África, o marfinense Sampon Kablan, afirmou hoje, em Luanda, que ficou impressionado com o projeto de desenvolvimento da modalidade criado pela Academia de Futebol de Angola (AFA).
O responsável fez a declaração no final de uma visita guiada às instalações da AFA, acompanhado de dirigentes da Federação Angolana de Futebol (FAF), tendo referido que o projeto da academia tem muita sustentação e pode colocar Angola nos cinco melhores países africanos nos próximos tempos. “Sei que aqui, além do futebol, os estudos também fazem parte do projeto, o que é muito bom porque estão a formar homens para o futuro. Saio bastante satisfeito e a AFA pode contar com o nosso apoio técnico”, referiu.
O dirigente encorajou a direção da academia angolana no sentido de continuar este projeto, pois são trabalhos do género que a FIFA quer ver implementados em vários países, pelo que os angolanos estão no bom caminho.
Sampon Kablan apelou ainda às entidades angolanas a apostarem também em projetos semelhantes fora de Luanda, no sentido de ter equipas mais fortes e seleções de grande referência em África e no Mundo.
Em cerca de duas horas, a delegação visitou os principais compartimentos, entre ginásios, refeitório, salas de conferência, salas de aula, gabinetes técnicos, campos de treino e de jogo, antes de acompanhar uma sessão de vídeo com os projetos da AFA, assim como os eventos que esta organizou e em que participou no país e no estrangeiro.
A AFA, cujo patrono é o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, foi inaugurada dia 30 de agosto de 2013. Teve já como resultados, além da participação das suas equipas nas provas da Associação Provincial de Luanda, o fornecimento de jogadores para as seleções angolanas de sub-15 e sub-17, tendo a primeira alcançado o segundo lugar nos Jogos da CPLP.
O complexo possui quatro campos, sendo um principal e três para treino, além de um recinto para recuperação e preparação física, que também pode ser usado para o futebol de praia, todos equipados para albergar jogos à noite.
Comentários