O avançado Ivan Cavaleiro foi hoje convocado pela primeira vez para a seleção angolana de futebol, com vista ao jogo com Madagáscar, da fase de qualificação para a próxima edição da Taça das Nações Africanas (CAN).
Ivan Cavaleiro, atualmente ao serviço dos franceses do Lille, representou a seleção 'AA' portuguesa em duas ocasiões, ambas em 2014, pela 'mão' de Paulo Bento, depois de ter atuado nas equipas lusas de sub-17, sub-18, sub-19, sub-20 e sub-21.
Desta forma, o extremo, de 29 anos, é a grande novidade nos 28 jogadores eleitos pelo selecionador de Angola, o português Pedro Gonçalves, para o encontro de 07 de setembro, referente à sexta e última jornada do Grupo E da fase de apuramento para a CAN2023.
Angola está no segundo lugar do grupo, com oito pontos, atrás do líder Gana, que tem nove, enquanto a República Centro-Africana está na terceira posição, com sete, e Madagáscar é último, com dois e já sem possibilidades de se apurar.
Para a fase final da CAN2023, que terá lugar entre janeiro e fevereiro de 2024, na Costa do Marfim, qualificam-se os dois primeiros de cada grupo, exceção feita ao grupo do país anfitrião (Grupo H), em que apenas está um lugar em disputa, visto que os costa-marfinenses têm já lugar assegurado.
Lista dos 28 convocados:
- Guarda-redes: Neblu (1.° de Agosto), Kadú (Oliveira do Hospital, Por) e Gelson (Interclube).
- Defesas: António Hossi (1.° de Agosto), Tó Carneiro (Petro de Luanda), Eddie Afonso (Petro de Luanda), Quinito (Petro de Luanda), Buatu (Valênciennes, Fra), Kialonda Gaspar (Estrela da Amadora, Por) e Murilo Fortuna (Gent, Bel).
- Médios: Rui Modesto (AIK, Sue), Fredy (Antalyaspor, Tur), Beni (Casa Pia, Por), Bruno Paz (Konyaspor, Tur), Keliano (Estrela da Amadora, Por), Megue (Petro de Luanda) e Estrela (Erzurumspor, Tur).
- Avançados: Zine (AEK, Gre), Mabululu (Al Ittihad, Egi), Gilberto (Petro de Luanda), Milson (Maccabi Telavive, Isr), Chico Banza (Anorthosis, Cyp), Hélder Costa (Leeds, Ing), Ivan Cavaleiro (Lille, Fra), Gelson Dala (Al-Wakrah, Qat), Depú (Gil Vicente, Por), João Lucas (Shanghai Port, Chi) e Zito Luvumbo (Cagliari, Ita).
Comentários