Um adepto do Lusitânia de Lourosa foi proibido de frequentar recintos desportivos por 12 meses, devido a insultos racistas a um jogador do Alverca, informou hoje a Autoridade de Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD).

"O incidente, que configura ilícito contraordenacional, ocorreu no passado dia 19 de maio, no jogo entre o Lusitânia de Lourosa FC e o FC Alverca, no Estádio Lusitânia de Lourosa FC, referente à 14.ª jornada da 2.ª Fase – Apuramento de Campeão (Liga 3)", pode ler-se no comunicado divulgado pela APCVD.

O homem de 52 anos, residente em Lourosa, foi punido pela APCVD, tendo sido ainda condenado a pagar uma coima de 1.000 euros, por insultos dirigidos ao jogador são-tomense Harramiz Soares.

"Em caso de incumprimento da medida de interdição decretada, o adepto incorre no crime de desobediência e poderá ser detido pelas autoridades policiais", declarou o organismo.

A APCVD comunicou ainda ter dado por concluído, no dia 23 de maio, um processo referente a um adepto que foi punido de forma idêntica, também por insultos racistas dirigidos a um jovem jogador.

O incidente ocorreu na partida entre o Sport Clube Tarouca e o Grupo Desportivo de Oliveira de Frades, a contar para a 11.ª jornada da Taça Ouro sub-14, competição organizada pela Associação de Futebol de Viseu.