Alphonso Davies, canadiano que milita no Bayern de Munique, é o jogador mais valioso entre os nascidos nos anos 2000. É o que adianta o relatório desta semana do CIES - Observatório para o futebol que analisou os planteis de todos os clubes das cinco principais ligas europeias para descobrir os jogadores mais valiosos até aos 20 anos.

Davies é avaliado em mais de 180 milhões de euros, liderando o ranking por larga margem sobre o segundo classificado Jadon Sancho, avaliado em 125,6 milhões. Os ingleses dominam de resto o Top 10 deste ranking, com mais três representantes além de Sancho: Mason Greenwood (5.º; 115,3 milhões), Buyayo Saka (7.º; 95,8 milhões) e Phil Foden (9.º; 70,3 milhões).

O terceiro mais valioso é Ansu Fati, do Barcelona, avaliado em 122,7 milhões de euros e o Top 5 fica completo com Erling Haland, do Borussia, que vale 120,3 milhões de euros.

Veja os 15 mais valiosos e os quatro portugueses no Top 100 na galeria abaixo

Nos 100 nomes presentes na lista dos mais valiosos para o CIES, Portugal tem quatro representantes. Pedro Neto, do Wolverhampton, é o português mais valioso nascido nos anos 2000, avaliado em 34,3 milhões de euros (20.º). Tomás Tavares, que está emprestado pelo Benfica ao Alavés, é o segundo português mais valioso, valendo 14,1 milhões de euros (41.º).

Tiago Djaló, do Lille, é o penúltimo português na lista, avaliado em 6,8 milhões de euros (80.º). Mais abaixo surge o ex-FC Porto Vitinha, que representa o Wolverhampton, o último português na lista, sendo avaliado em 6,3 milhões de euros (85.º).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.