O CIES - Observatório do Futebol, publicou esta terça-feira o seu habitual estudo semanal. Desta feita, o estudo incidiu sobre os 100 jogadores que trocaram de clubes nas últimas duas janelas de transferências, e cujo valor atual permitiriam os maiores ganhos financeiros aos seus novos emblemas.

A lista é liderada por Kylian Mbappé. O francês chegou no passado verão ao Real Madrid, oriundo do Paris Saint-Germain, após ter terminado o contrato com o clube francês, sendo assim um negócio de 'custo zero' para os madridistas; o avançado gaulês tem hoje um valor de mercado cifrado nos 182,5 milhões de euros.

No segundo lugar está Dean Huijsen. O central chegou ao Bournemouth esta temporada, oriundo da Juventus, por cerca de 15 milhões de euros, sendo que o valor de mercado do internacional espanhol é agora de 86,7 milhões.

O pódio é fechado por Savinho. O extremo brasileiro trocou o Troyes pelo Manchester City no arranque da presente temporada, a troco de 25 milhões de euros, apresentando um valor de mercado atual situado perto dos 100 milhões.

Estudo CIES (14 de maio 2025)
Estudo CIES (14 de maio 2025) Estudo CIES (14 de maio 2025) créditos: CIES

Em sétimo lugar na lista surge o primeiro português. João Neves protagonizou uma das principais transferências do futebol português do último defeso, ao trocar o Benfica pelo Paris Saint-Germain, a troco de 60 milhões de euros.

O CIES dá o internacional português um valor de mercado na ordem dos 110 milhões, protagonizando assim um lucro potencial de 40,5 milhões ao PSG.

Outro português surge um pouco mais abaixo. O 11º lugar é ocupado por Renato Veiga; o central chegou ao Chelsea no arranque da temporada vindo do Basileia, num negócio de 14 milhões de euros. Entretanto, e apesar de ter sido emprestado à Juventus, o internacional português apresenta hoje um valor de mercado cifrado nos 43,9 milhões de euros.

No que a clube portugueses diz respeito, Álvaro Carreras e Vangelis Pavlidis surgem dentro do top-20. O lateral espanhol, contratado pelos encarnados ao Manchester United por seis milhões de euros, tem um valor de mercado apontado aos 44 milhões de euros.

Já Pavlidis chegou à Luz no arranque da presente época, oriundo do AZ Alkmaar, por 18 milhões de euros. Os golos do avançado grego, ajudaram o '14' dos encarnados a alcançar um valor de mercado que, segundo o CIES, aponta aos 52,2 milhões.