Segundo o jornal inglês The Guardian, um duelo entre Boca Juniors e River Plate é o maior evento que qualquer amante do desporto poderá assistir antes de morrer, mas o futebol mundial também proporciona outros clássicos de enorme rivalidade.

E como se o próprio clássico argentino não fosse gigante por si só, Boca e River vão defrontar-se pela primeira vez na história na final da Taça Libertadores.

Um feito que apimenta ainda mais esta rivalidade argentina, com o jogo da primeira-mão marcado para este sábado na La Bombonera, casa do Boca, enquanto a segunda mão acontecerá a 24 de novembro no Monumental, estádio do River.

Com o Boca à procura do sétimo título de Libertadores e o River do quarto troféu da competição, o superclássico argentino é inigualável devido à sua paixão popular, embora outros grandes duelos do futebol mundial também tenhas as suas tradições, histórias e audiência global.

Jogo entre Boca Juniors e River Plate em La Bombonera
Jogo entre Boca Juniors e River Plate em La Bombonera Jogo entre Boca Juniors e River Plate em La Bombonera créditos: EPA/NICOLAS AGUILERA

Real Madrid-Barcelona paralisa o planeta da bola

O clássico espanhol entre Real Madrid e Barcelona é a partida de maior destaque entre clubes no mundo, chegando a níveis insuperáveis de audiência televisiva na última década devido à presença de grandes craques do futebol, principalmente Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, os maiores nomes deste desporto nos últimos anos.

Com Cristiano Ronaldo transferido para Juventus e Messi lesionado, nenhum dos dois craques participou pela primeira vez em 12 anos no último clássico, disputado em 28 de outubro e que terminou com a goleada catalã por 5-1.

Com um total de 272 confrontos entre os clubes, o Barcelona leva clara vantagem com 113 vitórias, enquanto o Real somou 99 triunfos, além de 60 empates.

A balança também não é muito equilibrada no que toca aos títulos. O Real Madrid possuiu 13 troféus de campeão europeu contra apenas 5 do Barcelona e também soma 33 Campeonatos Espanhóis, enquanto os catalães têm 25.

Marcelo em ação no clássico, com Ronaldo e Messi
Marcelo em ação no clássico, com Ronaldo e Messi Marcelo em ação no clássico, com Ronaldo e Messi créditos: EPA

Celtic vs Rangers: o mais antigo

Longe da parafernália e da globalização da atualidade, o clássico da Escócia entre os vizinho de Glasgow, Celtic e Rangers, é o mais antigo do futebol e ganhou notoriedade devido à forte conotação religiosa e política.

Historicamente, os adeptos do Celtic são católicos e pró-irlandeses. Já os Rangers contam com uma claque maioritariamente protestante e pró-Reino Unido.

Conhecido com "Old Firm", a primeira partida entre os dois rivais foi disputada a 28 de maio de 1988 com vitória do Celtic por 5-2.

Desde então, os dois clubes enfrentaram-se oficialmente em 414 vezes, com 159 vitórias para o Rangers, 156 para o Celtic e 99 empates.

E entre os jogos mais lembrados está a final da Taça da Escócia de 1969, quando no estádio Hampden Park, em Glasgow, quase 133 mil pessoas viram o Celtic conquistar mais um troféu na sua época de ouro, na qual chegou ao auge depois de vencer a Taça dos Campeões da Europa (hoje Liga dos Campeões) em 1967.

Confronto entre o Celtic Glasgow e os Glasgow Rangers
Confronto entre o Celtic Glasgow e os Glasgow Rangers Confronto entre o Celtic Glasgow e os Glasgow Rangers créditos: EPA/ROBERT PERRY

Norte da Inglaterra dividido: United vs Liverpool

Embora o Celtic-Rangers seja o clássico britânico mais velho, o duelo que paralisa o país onde se inventou o futebol é a partida entre Liverpool e Manchester United.

Separadas por apenas 56 quilómetros no norte da Inglaterra, as cidades de Liverpool e Manchester são casa das duas equipas mais vitoriosas do futebol inglês.

O United foi fundado como Newton Heath em 1878 antes de assumir o atual nome em 1902.

O Liverpool é de 1892 e tornou-se a equipa mais vitoriosa do futebol inglês no âmbito internacional com 5 títulos europeus.

Já o United sagrou-se campeão continental em três ocasiões, mas é o maior vencedor doméstico com 20 títulos, contra 18 do arquirrival.

Os dois gigantes encontraram-se pela primeira vez a 28 de abril de 1894 com vitória do Liverpool por 2-0. Desde então, foram 200 jogos, com 80 vitórias do United, 65 dos 'Reds' e 55 empates.

Liverpool vs Manchester United
Liverpool vs Manchester United Salah e Darmian num dérbi Liverpool vs Manchester United créditos: Lusa

Peñarol-Nacional: 120 anos de rivalidade

O confronto Peñarol-Nacional não tem o mesmo marketing dos outros clássicos mais famosos do mundo, mas um dado mostra a sua relevância: é a rivalidade mais antiga fora das ilhas britânicas.

Com oito Taças Libertadores conquistadas por ambos (cinco do Peñarol e três do Nacional) e seis Taças Intercontinentais, hoje Mundial de Clubes (três para cada lado), o clássico 'charrúa' divide o Uruguai há 120 anos.

Com 90% dos 3,5 milhões de habitantes uruguaios a apoiar cada uma das duas equipas, Peñarol e Nacional defrontaram-se pela primeira vez a 15 de julho de 1900 no Parque Central, em Montevideu, num particular vencido pelo Peñarol por 2-0.

Desde então foram 542 confrontos, com 192 vitórias do Peñarol, 174 do Nacional, 171 empates e cinco jogos anulados.

O clássico uruguaio é também a partida mais disputada da história da Libertadores com 39 jogos, com 13 triunfos para o Peñarol e 11 para o Nacional, além de quinze empates.

O antagonismo dos dois clubes de Montevideu surge praticamente desde suas fundações.

O Peñarol, fundado com o nome CURCC em 1891, tem suas origens em imigrantes ingleses (representava os trabalhadores da empresa ferroviária The Central Uruguay Railway ltd.). Já o Nacional surgiu em 1899 com um plantel formado na sua maioria por mestiços e negros, em resposta a uma época em que os clubes de futebol contavam com participação quase exclusiva de imigrantes estrangeiros.

Histórico confronto entre Peñarol e Nacional
Histórico confronto entre Peñarol e Nacional Histórico confronto entre Peñarol e Nacional créditos: EPA/Federico Anfitti

Inter-Juventus, com o Milan à espreita

País fanático por futebol, a Itália tem como o seu maior clássico o duelo entre a Juventus e a Inter de Milão, com o Milan no encalço.

Juventus e Inter defrotaram-se por 231 vezes de maneira oficial, com 104 vitórias da 'Vecchia Signora' e 70 da Inter, além de 57 empates. O primeiro confronto aconteceu a 14 de novembro de 1909, uma partida a contar para o Campeonato Italiano.

A origem da rivalidade entre ambos deve-se principalmente aos títulos, à popularidade e à tradição histórica.

A 'Juve' ostenta 32 troféus do Campeonato Italiano, dois da Liga dos Campeões e duas Taças Intercontinentais, enquanto o Inter tem 18 Campeonatos Italianos, três Ligas dos Campeões e duas Taças Intercontinentais.

Juventus e Inter são os dois clubes mais populares da Itália, mas, na hora de comparar títulos, os dois clubes ficam atrás do Milan, que embora tenha 'apenas' 18 Campeonatos Italianos, ostenta sete títulos europeus (segundo maior vencedor atrás do Real Madrid) e três Taças Intercontinentais, sendo de longe o maior vencedor quando o assunto são troféus internacionais.

Clássico entre Inter e Juventus
Clássico entre Inter e Juventus Clássico entre Inter e Juventus créditos: Lusa