A equipa de futebol turca do Trabzonspor, onde alinha o português João Pereira, regressou hoje aos treinos de conjunto, depois de a federação ter decidido o regresso do campeonato no dia 12 de junho.

O Trabzonspor lidera o campeonato turco com 53 pontos, os mesmo que o Basaksehir, quando faltam disputar oito jornadas da competição.

A equipa de João Pereira, que esta época já alinhou em 30 partidas nas diferentes competições, estava a trabalhar com grupos de três jogadores, de modo a garantir a distância social devido à pandemia de covid-19.

O Ministério da Saúde turco já explicou que não foi envolvido na decisão de retomar os jogos e acrescentou que a federação de futebol será responsável por quaisquer consequências que possam ocorrer.

Já o Fenerbahçe, que é sétimo no campeonato, referiu que “entende” a decisão da federação, mas levantou algumas questões sobre o que pode acontecer caso uma equipa necessite de ficar em quarentena ou as implicações legais se um jogador sofrer problemas graves por se ter infetado.

Com a declaração de pandemia, em 11 de março, inicialmente alguns eventos desportivos foram disputados sem público, mas, depois, começaram a ser cancelados, adiados – nomeadamente os Jogos Olímpicos Tóquio2020, o Euro2020 e a Copa América – ou suspensos, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais de todas as modalidades.

Os campeonatos de futebol de França e Países Baixos foram, entretanto, cancelados, enquanto países como Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal preparam o regresso à competição.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 269 mil mortos e infetou mais de 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.