O avançado português do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, é um dos candidatos favoritos à Bola de Ouro 2013 que hoje será entregue em Zurique às 17h30. Na corrida ao troféu que distingue o melhor jogador do ano, Cristiano Ronaldo leva clara vantagem sobre Messi e Ribéry pelo menos no número de golos que apontou ao longo do ano: 69 no total.

Cristiano Ronaldo assume-se cada vez mais como uma das principais figuras do Real Madrid do século XXI e no ano passado igualou o recorde de golos de Hugo Sánchez (164) na Liga espanhola sendo já o quarto melhor marcador da história do clube. Com 69 golos marcados em 2013, Cristiano Ronaldo superou o seu próprio recorde de 63 golos marcados ao serviço do Real Madrid e da seleção nacional em 2012, superando o rival direto Messi, com mais 24 golos do que o argentino.

A epopeia de golos de Cristiano Ronaldo em 2013 começou a 6 de janeiro com dois golos à Real Sociedad em jogo da 18.ª jornada da Liga Espanhola. Três dias depois, a 9 de janeiro, Cristiano Ronaldo marca o seu primeiro hat-trick do ano na vitória do Real Madrid sobre o Celta de Vigo por 4-0. Onze dias depois, Cristiano Ronaldo regressa aos golos na goleada do Real Madrid no Mestalla frente ao Valência. Dos cinco golos merengues, Cristiano Ronaldo faz dois no jogo da 20.ª jornada.

Uma semana depois da vitória em Valência, Cristiano Ronaldo regressa aos golos com mais uma hat-trick frente ao Getafe. O Real Madrid soma os três pontos à 21.ª jornada com uma goleada por 4-0. Cristiano Ronaldo volta a ser o homem do jogo. Um dia depois de celebrar o seu 28.º aniversário, Cristiano Ronaldo marca ao serviço de Portugal na derrota da seleção nacional no particular com o Equador e a 9 de fevereiro, novo hat-trick de Cristiano Ronaldo para a liga espanhola. O Real Madrid vence o Sevilha por 4-1 com o internacional português a marcar três golos ao companheiro de seleção Beto.

Quatro dias depois da vitória sobre o Sevilha, Cristiano Ronaldo volta aos golos, desta vez para a Liga dos Campeões e frente ao "seu" Manchester United. Os merengues empatam 1-1 no jogo da primeira mão dos oitavos de final da Champions. A 26 de fevereiro, o Real Madrid vai a Camp Nou vencer o Barcelona por 3-1 e apurar-se para a final da Taça do Rei. Cristiano Ronaldo volta a ser o homem do jogo ao apontar mais dois golos.

A 5 de março, Cristiano Ronaldo volta a estar em destaque no apuramento do Real Madrid para os quartos-de-final da Liga dos Campeões. Em pleno Old Trafford, Cristiano Ronaldo marca o golo decisivo num jogo que ficou marcado por um erro de arbitragem na expulsão de Nani. A 10 de março, o Real Madrid visita o Celta de Vigo para a 27.ª jornada e vence por 2-1, com dois golos de Cristiano Ronaldo. Menos de uma semana depois, o Real Madrid goleia o Maiorca para a 28.ª jornada. No triunfo por 5-2, Cristiano Ronaldo soma mais um golo. No jogo da jornada seguinte para a liga espanhola, a 30 de Março, Cristiano Ronaldo marca no empate frente ao Saragoça enquanto que na Liga dos Campeões, o Real Madrid vence o Galatasaray por 3-0 no jogo da primeira mão dos quartos-de-final, com Cristiano Ronaldo a apontar mais um golo, o primeiro do jogo.

Já sem grandes hipóteses de revalidar o título de campeão espanhol, o Real Madrid regressa à liga espanhola e goleia o Levante por 5-1. Cristiano Ronaldo começa o jogo no banco mas ainda entra em campo a tempo de somar mais um golo para a sua conta pessoal. A 9 de abril de 2013, Cristiano Ronaldo ultrapassa o seu próprio recorde de golos na Liga dos Campeões ao apontar dois golos em Istambul, na derrota do Real Madrid por 3-2 com o Galatasaray, e ampliar para 11 golos da conta pessoal na prova. O internacional português superou também a lenda do Real Madrid Di Stéfano ao somar na altura 50 golos na prova milionária.

A 14 de abril, Cristiano Ronaldo marca mais dois golos na Liga espanhola. O Real Madrid visitava o Atlético Bilbau para a 31.ª jornada da liga espanhola e em pleno San Mamés, local onde na época passada o Real Madrid se sagrou campeão espanhol, Cristiano Ronaldo bisa no triunfo por 3-0.

A 24 de abril, o Real Madrid defrontava o Borussia Dortmund nas meias-finais da Liga dos Campeões. No jogo da primeira mão, os alemães golearam a formação de Mourinho por 4-1. Cristiano Ronaldo marcou o golo solitário dos merengues naquele que seria também o seu último tento na prova de 2012/2013 com um total de 12 golos.

A quatro jornadas do final do campeonato espanhol, o Real Madrid venceu o Valladolid por 4-3. Cristiano Ronaldo regressa aos golos em dose dupla. A 8 de maio, o Real Madrid volta a golear para a Liga espanhola com um 6-2 frente ao Málaga. Cristiano Ronaldo marca o segundo golo dos merengues.

Na final da Taça do Rei a 17 de maio, o Real Madrid perde o troféu em casa frente aos rivais do Atlético Madrid por 1-2, com Cristiano Ronaldo a marcar o único golo dos merengues. Num jogo amigável da seleção nacional a 10 de junho, Cristiano Ronaldo marca o golo da vitória sobre a Croácia fechando assim a época 2012/2013.

Época 2013/2014

No arranque da época 2013/2014, Cristiano Ronaldo começou a marcar no empate frente à Holanda no último jogo amigável da seleção nacional antes dos jogos oficiais de qualificação para o Mundial 2014. A 6 de setembro na Irlanda, Cristiano Ronaldo faz um hat-trick ao serviço da seleção nacional de Portugal no triunfo sobre a Irlanda do Norte por 2-4.

No arranque da temporada 2013/2014, Cristiano Ronaldo só regressou aos golos na terceira jornada da liga espanhola no triunfo do Real Madrid sobre o Atlético Bilbau. O internacional português apontou o último golo no triunfo por 3-0.

Na jornada seguinte, na deslocação do Real Madrid ao El Madrigal, Cristiano Ronaldo apontou o segundo dos merengues no empate a 2-2 com o Villarreal. A 17 de setembro, o Real Madrid goleia o Galatasaray em Istambul por 1-6, no primeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões. Cristiano Ronaldo faz o seu primeiro hat-trick da época.

A 22 de setembro, a equipa de Carlo Ancelotti recebe o Getafe e Cristiano Ronaldo marca dois golos no triunfo por 4-1. À sexta jornada do campeonato espanhol, Cristiano Ronaldo mantém a pontaria afinada e volta a bisar desta vez frente ao Elche.

O mês de outubro começa com o regresso à Liga dos Campeões e com nova goleada na fase de grupos. O Real Madrid recebe o Copenhaga e vence por 4-0. Cristiano Ronaldo marca dois golos.

No campeonato espanhol, o Real Madrid vence no terreno do Levante por 3-2 à 8.ª jornada com Cristiano Ronaldo a apontar o golo do triunfo nos descontos. No jogo seguinte da liga espanhola, Cristiano Ronaldo volta a marcar um golo, desta vez frente ao Málaga a contar para nona jornada.

Na Liga dos Campeões, a 23 de outubro, o Real Madrid recebe a Juventus e vence por 2-1. Cristiano Ronaldo marca mais dois e assume-se como a figura do jogo, apesar da contestação italiana à arbitragem do alemão Manuel Grafe.

Depois de perder o clássico com o Barcelona, o Real Madrid recebe o Sevilha à 11.ª jornada e goleia os sevilhanos por 7-3. Cristiano Ronaldo volta a brilhar com um hat-trick.

Na seleção nacional, Cristiano Ronaldo assume-se como determinante na qualificação de Portugal para o Mundial 2014 com quatro golos à Suécia no playoff de acesso. A imprensa mundial rende-se à exibição de CR7 e coloca-o como principal candidato na corrida à segunda Bola de Ouro. A FIFA reabre a votação para a Bola de Ouro, causando alguma polémica.

A 2 de novembro, o Rayo Vallecano recebe o Real Madrid para a 12.º jornada e Cristiano Ronaldo "volta a fazer das dele" ao marcar mais dois golos para a conta pessoal.

A 5 de novembro, o Real Madrid visita Turim para defrontar a Juventus na Liga dos Campeões. Cristiano Ronaldo faz o 1-1 e a assistência para o 2-2.

À 13.ª jornada da liga espanhola há novo hat-trick de Cristiano Ronaldo. O Real Madrid vence a Real Sociedad por 5-1 com o internacional português a marcar mais três da conta pessoal.

No jogo seguinte do Real Madrid, Cristiano Ronaldo dá o seu contributo para a vitória sobre o Almería por 5-0. O internacional português abre o marcador aos 3' minutos.

No último jogo da Liga dos Campeões de 2013, Cristiano Ronaldo assina um dos golos no triunfo sobre o Copenhaga por 2-0 aumentando para 68 golos da sua conta pessoal. No último jogo do ano, o Real Madrid foi a Valência arrancar um triunfo suado por 3-2 com Cristiano Ronaldo a assinar o segundo tento dos merengues e ampliar para 69 golos na sua conta pessoal.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.