O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, felicitou esta segunda-feira Cristiano Ronaldo pela conquista da sua terceira Bola de Ouro e considerou que, com este prémio, o futebolista português entra na galeria dos mais excecionais atletas do mundo.

"Felicito vivamente Cristiano Ronaldo, o capitão da seleção nacional, por mais uma importante conquista na sua carreira ímpar. Com este galardão, Cristiano Ronaldo prestigia o nosso país e a seleção portuguesa e entra definitivamente na galeria dos mais excecionais atletas do mundo", afirma Pedro Passos Coelho, numa nota enviada à agência Lusa.

Segundo o chefe do executivo PSD/CDS-PP, a atribuição deste prémio anual pela revista francesa France Football e pela FIFA a Cristiano Ronaldo é "inteiramente merecida", correspondendo ao "reconhecimento do profissionalismo e do talento extraordinário" do jogador do Real Madrid.

Passos Coelho refere-se a Cristiano Ronaldo como "um atleta português que é admirado e respeitado em todo o mundo", acrescentando: "A distinção de hoje regista com inteira justiça um ano notável de conquistas e recompensa o seu trabalho, dedicação e determinação, que inspiram milhões de pessoas nos quatro cantos do mundo".

Cristiano Ronaldo, jogador formado no Sporting Clube de Portugal, já tinha conquistado a Bola de Ouro em 2008 e 2013.

O capitão da seleção portuguesa de futebol junta-se agora aos holandeses Johan Cruyff e Marco van Basten e ao francês Michel Platini, vencedores por três vezes deste prémio quando era só para europeus.

Em 2014, Cristiano Ronaldo marcou 61 golos em 60 jogos e ajudou o Real Madrid a vencer Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Supertaça Europeia e Taça do Rei.

O avançado argentino do FC Barcelona Lionel Messi foi o único jogador a quem foi atribuída quatro vezes a Bola de Ouro, entre 2009 e 2012.

Para além de Cristiano Ronaldo, este ano os finalistas do prémio foram o guarda-redes alemão Manuel Neuer, do Bayern Munique, e Lionel Messi.