Há fins de semana e fins de semana e quis o destino que neste se jogassem os derbies das duas maiores cidades de Portugal.

Sábado 28 de Dezembro no Porto e domingo 29 em Lisboa.

Maior coincidência seria jogar-se neste fim de semana um Braga- Vitória ou o melhor "derby" de Portugal, um Varzim-Rio Ave!

Na noite fria de ontem, no Estádio do Dragão, o FC Porto recebeu e goleou os seus vizinhos da Invicta por uns esclarecedores 4 a 0!

Começa a ser estranho chamar a este "derby", o "derby" da Invicta. Deveria ser o "Bullying da Invicta" pois mais jogo menos jogo o resultado acabava sempre por ser o mesmo, uma vitória do FC Porto.

O FC Porto - Boavista dos tempos actuais, é uma espécie de David contra Golias mas, com o David a ter a pontaria do antigo primeiro ministro António Costa para escolher os seus ministros.

É tanto isto, que sempre que a comunicação social se quer relembrar de uma vitória do Boavista, lá vão os jornalistas chatear o Ion Timofte para ele contar a história de como foi ganhar pelo Boavista no Estádio do FCPorto. É aproveitar mais uns aninhos, que não tarda nada vem o "Alzheimer" e depois memórias desses tempos nem vê-las.

Já estou a imaginar o Timofte, no sossego da sua casa na Roménia, descansado a comer um dente de alho quando um português lhe bate à porta.

- Ser dia de Boavista jogar no estádio de Futebol Clube de Porto, correto?

- Sim, sim Ion, era só para...

- "Rilembrar" nossa vitória lá, sim, sim, ser exatamente igual ao que eu contar nos últimos 20 anos, poder copiar, não me importar. Agora favor de partir que o sol se estar a pôr e eu não querer ter portas abertas depois de escurecer.

Leram as palavras do Timofte com um sotaque assim meio para o leste da Europa, certo?

O jogo de ontem não tem muita história, só deu FC Porto, o Boavista neste momento, infelizmente para os seus adeptos está em cuidados paliativos e vai direitinho à morgue (Segunda Liga).

Samu bisou, Nico Gonzáles também marcou e o jovem Mora deslumbrou no relvado e fez um daqueles golos que dão diabetes de tanto açúcar que têm!

O jovem jogador do FC Porto é um diamante em bruto. Jogasse ele com outras cores e já valeria uns 120 milhões de euros para os "Atléticos de Madrid" desta vida. "Mora" ali um craque e com a crise que temos hoje me dia  na habitação, é bom que Vítor Bruno não o "desaloje" da equipa.

Por falar em Vítor Bruno, já repararam, que apesar de todas as críticas, o homem encara o "derby" de Lisboa no primeiro lugar, mesmo depois de já ter jogado na Luz e em Alvalade.

Falam mal do homem, mas a verdade é que este FC Porto, em passinhos leves está a caminho de um excelente campeonato.

Será que o FC Porto irá causar uma surpresa este ano?

O jogo de hoje em Lisboa poderá ou não ter muita influência nisso!

Viva o futebol

Com os melhores cumprimentos

Marco Cunha