Deco e Marcos Senna estiveram hoje presentes na Soccerex, em Oeiras, e destacaram a estabilidade e estrutura dos clubes como dois dos principais segredos para alcançar sucesso no futebol.
“Na minha carreira tive a oportunidade de jogar em clubes com diferentes estruturas, desde o Fluminense ao Chelsea, e sem dúvida que a organização dos clubes tem impacto no rendimento dos jogadores e, consequentemente, nos resultados desportivos”, recordou Deco, antigo internacional português, que no FC Porto se sagrou campeão europeu e venceu a Taça UEFA.
Marcos Senna, internacional espanhol que passou 11 anos no Villarreal, em Espanha, revelou que foi precisamente a estabilidade que lhe foi oferecida pelo emblema espanhol que o fez ficar tantos anos no ‘submarino amarelo’.
“Quanto menos problemas o jogador tiver, e uma boa estrutura pode eliminar alguns, melhor o jogador vai estar, menos preocupado com questões marginais e mais focado no que deve estar, o futebol”, disse o internacional espanhol.
Na busca dos elementos essenciais de uma equação para o sucesso, Deco, hoje empresário de futebol, lembrou ainda as duas épocas passadas com José Mourinho e destacou o papel “fundamental” que o treinador tem em equipas que jogam para conquistar títulos.
“O treinador é fundamental para se vencer no futebol. O ciclo em que um treinador encontra um grupo é importante e isso aconteceu no FC Porto com o Mourinho: um grupo de grandes jogadores que ainda não tinham ganho nada e um treinador, à altura revolucionário, que soube entender o grupo que tinha e extrair dele o melhor”, relembrou o antigo camisola 20 dos ‘dragões’.
Quanto ao segredo de carreira, quer Deco quer Marcos Senna elegeram a capacidade de trabalho e empenho como aspetos inegociáveis, com o luso brasileiro a dar ainda destaque, no seu caso, ao facto de conviver mal com a derrota.
“Querer vencer de verdade, não aceitar a derrota, é fundamental. E essa mentalidade está presente mesmo antes do jogo, na preparação ao longo da semana”, terminou o ex-internacional luso.
A Soccerex, evento que junta ex-jogadores, dirigentes e outros agentes para debater a indústria do futebol, estreia-se em Portugal e, entre hoje e sexta-feira, vão passar por Oeiras nomes conhecidos da modalidade, como o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, o presidente da Liga espanhola, Javier Tebas, o antigo selecionador de França Gerard Houlier e os ex-futebolistas Christian Karembeu e Deco, entre outros, espalhados por diferentes conferências e temas que vão desde a forma de liderança no futebol europeu a novas áreas, como os e-sports.
A Soccerex organiza estes fóruns desde 1995, tendo já passado por 19 cidades e 13 países diferentes. Este ano, a organização fez uma aposta em "mercados emergentes no futebol" e já passou também pela China, em maio, marcando ainda presença nos Estados Unidos da América, em novembro. A realização da Soccerex na Europa cabe pela primeira vez a Portugal, com Oeiras a acolher mais de 60 oradores no ciclo de dois dias de conferências.
Comentários