Deco, antigo internacional português, recordou os pontos altos e baixos da sua carreira durante uma entrevista ao jornal espanhol AS, começando por comparar o seu estilo de jogo.

"Centro-me mais nos médios. Encanta-me ver jogar Modric e Iniesta. Cristiano foi a grande figura e o que deu mais, mas a chave dos últimos êxitos do Real Madrid foi Modric", disse Deco, citado pelo jornal O Jogo.

Depois de vencer a a Liga dos Campeões (2004) pelo FC Porto, o 'mágico' transferiu-se para o Barcelona para realizar um sonho de criança, uma passagem que acabou por não correr tão bem como esperava, acabando por sair em 2009.

"Era o sonho que tinha desde pequeno, desde que vi Romário. Quando cheguei ao FC Porto pensava sempre no Barcelona. Rijkaard pediu-me para jogar mais atrás. Já tinha jogado assim no FC Porto, não tive problemas, queria era ganhar.Não falei com Guardiola, falaram com o meu representante. Foi feia a minha saída, mas não foi culpa de Guardiola. Foi culpa da Direção. Admiro o trabalho de Guardiola e cumprimento-o sem qualquer problema. É o futebol", disse.

Deco comentou a mudança de Cristiano Ronaldo do Real Madrid para a Juventus: "Depois de três Champions é muito difícil que tudo continue a funcionar bem. Saiu o treinador, a equipa tem de ser renovada e Cristiano pensou que era o momento de mudar, é lógico".