A chuva e o frio não demoveram as dezenas de pessoas que esperam “ansiosamente” na principal praça de Braga, onde está instalado um ecrã gigante, pelo início da final da Liga Europa de futebol.

As bancadas do estádio Axa, no qual joga habitualmente o Sporting de Braga, transferiram-se para a “praça das arcadas”, a “sala de visitas” da cidade bracarense, onde será transmitido o jogo decisivo da Liga Europa frente ao FC Porto, num ecrã no qual os adeptos "arsenalistas" esperam ver "muitos golos, do Braga, claro".

A poucos minutos do início do jogo, as bancadas estão quase lotadas e o vermelho dos cachecóis do Braga predominam. “Aqui não há azuis”, brincam os “fieis e sofredores” adeptos do Braga.

«Só um maluquinho se atrevia a vir para aqui de azul e branco. Mas se vier só esperamos que saia daqui azul de inveja por nos ver a festejar», afirmam.

Durante a tarde de hoje choveu muito na capital do Minho, mas, segundo um dos adeptos presentes na praça, «não são umas gotinhas que fazem tremer os Guerreiros do Minho», nome pelo qual são conhecidos os jogadores liderados por Domingos Paciência, o «herói do Minho».

O Braga está pela primeira vez numa final europeia e pela frente tem o FC Porto, «uma equipa forte, mas não invencível», segundo dizem os bracarenses.

«São 90 minutos. Um só jogo. É possível tombar o gigante», deseja Silvino Antunes, 12 anos, bracarense “de coração”, embora, admita, «se não fosse contra o Braga, queria que o FC Porto ganhasse».