O FC Porto fechou este sábado a sua participação na Liga 2015/16 com uma vitória por 4-0 frente ao Boavista no Estádio do Dragão. Danilo Pereira, Miguel Layún, Brahimi (penálti) e André Silva apontaram os golos da equipa de José Peseiro, que acaba a temporada como terceira classificada.

A hora da partida era inédita. 11h45, um horário com duplo objetivo: testar as audiências no continente asiático e atrair as famílias ao Estádio do Dragão nesta última jornada. No entanto, e visto que os 'dragões' tinham já um desapontante terceiro lugar como posição final assegurada, apenas 26,122 pessoas assistiram ao dérbi portuense matutino.

À hora marcada Carlos Xistra apitou para o arranque do último jogo do FC Porto na Liga e pouco depois, ainda antes de os relógios apontarem para o meio-dia, gritou-se golo no Dragão. Com 11 minutos contados no 'placard', Jesús Corona cruzou a partir da esquerda e a bola foi parar aos pés de Danilo Pereira depois de um ressalto de Marcano. O 'trinco' atirou a contar, batendo Mika para o 1-0.

A equipa de José Peseiro quase podia ter resolvido pouco depois a partida, mas Chidozie desperdiçou uma grande oportunidade na sequência de um pontapé de canto. De seguida, Tiago Mesquita surgiu em boa posição para igualar para o Boavista mas permitiu uma defesa instintiva de Casillas.

Com alguma naturalidade, porém, o FC Porto chegaria ao segundo golo da partida no segundo tempo. Miguel Layún recebeu a bola à entrada da grande área 'axadrezada' aos 56', encheu o pé e atirou forte para o fundo das redes de Mika. Um grande golo do mexicano e o segundo da equipa portista no encontro, com tudo a ficar bem encaminhado para os homens de Peseiro.

Yacine Brahimi ficou próximo do terceiro logo de seguida, mas o 'chapéu' foi mal medido e passou ligeiramente por cima da baliza do Boavista. O argelino conseguiria, no entanto, inscrever o seu nome no marcador já dentro dos últimos dez minutos de jogo. Carlos Xistra assinalou uma grande penalidade por falta de Rúben Ribeiro na grande área e Brahimi bateu Mika para o 3-0. Já perto dos 90 minutos, André Silva fez o 4-0 final, num belo lance individual em que contornou o guarda-redes do Boavista antes de finalizar.

O FC Porto encerra assim a sua participação na Liga 2015/16, tendo terminado a época no terceiro lugar da tabela, com 70 pontos. Os 'dragões' viram-se agora em exclusivo para a final da Taça de Portugal, que vão disputar com o Sporting de Braga. Já o Boavista, treinado por Erwin Sánchez, somou 33 pontos no campeonato e ocupa para já o 13º posto, mas ainda poderá cair para o 14º lugar, estando dependente do jogo do Moreirense com o Marítimo.