Bert Van Marwijk não poupou críticas aos jogadores pela derrota com a Alemanha, por 2-1, que deixa a Holanda em grandes dificuldades no apuramento para os quartos de final. 

«Para se vencer uma seleção como a Alemanha é necessário estar no topo de forma como equipa e individualmente. Há vários jogadores na seleção da Holanda que estão em baixo de forma. O início do nosso jogo foi bom, mas depois tudo correu mal na defesa», afirmou o selecionador 'laranja' depois do jogo desta quarta-feira, dando força às notícias de que nem tudo vai bem no seio da equipa.

Marwijk apenas ilibou o avançado Robin Van Persie, autor do único golo holandês até ao momento no Euro2012. «Van Persie, na frente do ataque, até esteve bem, mas os extremos nunca ameaçaram a defesa adversária e mostraram falta de ritmo. Não existe coesão entre as nossas linhas, há lacunas no nosso jogo coletivo e os setores não têm ligação. Por isso é muito difícil para nós recuperar a bola», explicou.

Depois de terem sido vicecampeões do Mundo em 2010, os holandeses precisam de uma vitória sobre Portugal e uma ajuda alemã frente à Dinamarca na última jornada. Marwijk lamenta a distância que separa a atual equipa da que esteve no Mundial 2010 e apela à coragem: «A verdade é que neste momento não estamos firmes como equipa, não somos sólidos como éramos há dois anos. Quando se perde desta forma há que dizer que é preciso ter mais coragem para seguir em frente. Hoje não fomos fortes o suficiente, nem corajosos».