O relatório publicado esta segunda-feira pelo CIES (Centre International d’Étude du Sport), colocou os campeonatos português e alemão na mesma categoria no que diz respeito ao estilo ofensivo predominante das suas equipas.

Segundo o mesmo, quer as equipas portuguesas, quer as alemãs optam maioritariamente por jogar na expetativa quando se trata de atacar. Tal conclusão ocorre devido ao reduzido índice de contra-ataques e passes de rutura no último terço do terreno.

A Bundesliga é mesmo a única liga das denominadas 'big five' que apresenta esta definição. Com efeito, as ligas inglesa, francesa, espanhola e italiana são caracterizadas por um estilo ofensivo baseado na pressão constante sobre o adversário, enquanto que na Bélgica e Turquia a tendência é para uma alternância entre ataque organizado e transições rápidas.

O mesmo relatório fez também um estudo particular sobre o estilo ofensivo de algumas das maiores equipas europeias. Apesar de se chegar à conclusão de que as equipas mais competitivas optam por um estilo de ataque baseado na pressão, clubes como o Liverpool ou o Borussia Dortmund utilizam um estilo misto, utilizando, quer o ataque organizado, quer transições.

Já clubes como Juventus ou Roma optam pela expetativa, enquanto que Eintracht Frankfurt ou Milan utilizam mais ataques rápidos.

O relatório mensal do CIES teve como base cerca de 18 mil jogos analisados de 75 campeonatos espalhados pelo mundo.