Manuel Fernandes faleceu esta quinta-feira, aos 73 anos. O antigo avançado do Sporting e da seleção nacional, recorde-se, lutava há já algum tempo contra uma doença prolongada.

Nasceu a 5 de junho de 1951, em Sarilhos Pequenos, no distrito de Setúbal. Como futebolista começou por dar nas vistas na CUF e chegou ao Sporting em 1975, onde se afirmou como uma das maiores figuras da história do clube verde e branco.

Manuel Fernandes esteve 12 épocas no Sporting, entre 1975 e 1987, tendo marcado 257 golos em 433 jogos e conquistado, com a camisola ‘verde e branca’, dois campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça de Portugal.Na memória dos sportinguistas ficarão também para sempre os quatro golos que apontou no mítico triunfo dos leões por 7-1 sobre o rival Benfica em dezembro de 1986.

Quando deixou o Sporting, em 1987, rumou ao V.Setúbal, clube no qual pendurou as chuteiras.

Vestiu ainda por 30 vezes a camisola da seleção nacional, tendo apontado sete golos.

Chegou também a orientar o Sporting, a título interino, durante a temporada 2000/01, conquistando nesse período uma Supertaça ao leme dos verdes e brancos, tendo igualmente desempenhado por várias vezes a função de treinador adjunto do clube de Alvalade.

Como treinador principal, Manuel Fernandes orientou também Vitória de Setúbal (em quatro ocasiões), Estrela da Amadora, Ovarense, Campomaiorense, Tirsense, Santa Clara (por duas ocasiões), Penafiel, ASA (de Angola) e U.Leiria. Ao todo, logrou quatro subidas à primeira divisão.