A equipa portista passou a semana toda a falar do perigo da “remontada” espanhola quando se referia ao jogo da segunda mão da Liga Europa com o Villarreal, depois de ter vencido no Dragão por 5-1, talvez porque se lembrava do que fez ao Benfica na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Os azuis e brancos viraram um resultado de 2-0, alcançado pelos encarnados na primeira mão, para 3-1, carimbado a passagem para a grande final da prova que se disputa no Jamor, mesmo com os protestos do presidente dos azuis e brancos.

O Vitória de Guimarães chega ao Jamor pela quinta vez depois de ter eliminado a Académica de Coimbra em Março deste ano.

A final da Liga Europa também terá sotaque nortenho com a presença do FC Porto e Sporting de Braga em Dublin a 18 de Maio.

O FC Porto chega à capital irlandesa depois de ter eliminado o Villarreal nas meias-finais, com um agregado de 7-4 e o Sporting de Braga viveu uma noite de sonho ao eliminar o Benfica no Minho por 1-0.

Os Dragões marcam a sua segunda presença na segunda prova de clubes da UEFA, depois de a ter vencido em 2003, enquanto a formação orientada por Domingos Paciência faz a sua estreia em palcos de grandes finais da Europa.

O FC Porto, Vitória de Guimarães e Sporting de Braga, todos do norte do país,  disputam então os dois últimos troféus da época 2010/2011.