O juiz Paulo Registo, a quem foi distribuído o processo de Rui Pinto, criador do Football Leaks, apresentou hoje um pedido de “escusa de intervir na tramitação e julgamento, por existir suspeita sobre a sua imparcialidade”.

O juiz tinha sido escolhido por sorteio para presidir o coletivo que iria julgar o hacker informático Rui Pinto por 90 crimes de acesso ilegítimo, acesso indevido, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão.

“Nos últimos dias, foram veiculadas informações na comunicação social e também nas redes sociais, conforme é do conhecimento público, que o presente processo tinha sido distribuído ao juiz signatário, que também está indigitado para integrar o coletivo que irá julgar o processo conhecido com e-toupeira e que mantém ligações ao Sport Lisboa e Benfica, com revelação pública de diversas fotografias e também de publicações nas redes sociais”, refere o despacho, a que a agência Lusa teve acesso.

O juiz acrescenta que “são também levantadas suspeitas no sentido destes dois processos terem sido intencionalmente distribuídos" a si próprio, "com o intuito de beneficiar o Sport Lisboa e Benfica, clube do qual se afirma textualmente que é adepto apaixonado e ferrenho, ao mesmo tempo em que se alega um intuito de prejudicar os arguidos Rui Pedro Gonçalves Pinto e Aníbal Fernando de Araújo Pinto [advogado], assim como o próprio Futebol Clube do Porto”.

Caberá agora ao Tribunal da Relação de Lisboa decidir se aceita o pedido de escusa.

A escolha de Paulo Registo ficou envolta em polémica depois de ter sido descoberto que o juiz era adepto do Benfica, através de várias publicações e 'gostos' em publicações relacionadas com o clube 'encarnado' inclusive numa em que Rui Pinto era chamado de 'pirata'.

Ana Gomes, ex-eurodeputada, criticou a escolha de Paulo Registo, escrevendo na rede social Twitter:

"Não dá para acreditar! Quando é que o Conselho Superior da Magistratura vai extrair consequências da investigação sem sorteios de juízes? Que filtros são metidos no algoritmo? Saem os juízes de baixa e entram só fãs do SLB para julgamentos como o e-toupeira (a aboborar...) e o de Rui Pinto??? Registo??? Registamos!", escreveu na altura.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.