O Conselho de Arbitragem reuniu-se com a imprensa para debater algumas das decisões dos árbitros das últimas jornadas. Em causa estiveram lances que suscitaram polémica devido a fora de jogo. O golo que foi invalidado a Alan Ruiz no Marítimo Sporting (que faria o 3-2 para os 'leões' a 10 minutos do fim) foi um dos lances observados que, para o Conselho de Arbitragem foi "um erro admissível".

"A última jornada foi a menos conseguida pelos assistentes. Importante é não terem impacto no vencedor e, como há uma média de um jogo por jornada decidido por mais do que um golo, assim os erros têm mais impacto. Na Madeira, a rapidez do lance justifica um erro admissível", afirmou Bernardino Miranda, Vogal do Conselho.

Reveja o lance:


Nos 12 lances que foram vistos e revistos, o Conselho de Arbitragem admitiu ainda que o Benfica foi prejudicado pelo terceiro golo do Boavista na Luz (terminou empatado 3-3) enquanto o FC Porto teve uma decisão justa no único lance que foi observado (validação do golo de Marcano ao Rio Ave que terminou com a vitória dos 'dragões por 4-2).

Para José Fontela Gomes há aspeto positivos a tirar deste ano desportivo que está a decorrer. Para o Presidente do Conselho de Arbitragem, há mais "tempo útil e menos faltas".

"há clubes que ligam a pedir desculpa pelos excessos dos treinadores. Estou satisfeito com a redução do número médio de cartões amarelos por jogo, de 4,7 para 3,6 e com o facto de se estar a registar mais tempo útil e menos faltas".