O FC Porto está em vantagem na eliminatória da Liga Europa ao vencer, esta quinta-feira, os italianos do Nápoles por 1-0 na primeira mão dos oitavos de final. Jackson Martínez (57') marcou o único golo do encontro no Estádio do Dragão.
Para este encontro europeu, o treinador Luís Castro voltou a apostar em Defour para o meio-campo. O internacional belga contou com o apoio dos brasileiros Carlos Eduardo e Fernando. Herrera começou o jogo no banco de suplentes.
Alex Sandro, que ficou a cumprir castigo no último encontro, regressou para o lado esquerdo da defesa. Abdoulaye está impedido de jogar pelo FC Porto nas competições europeias e por isso o eixo da defesa ficou a cargo da dupla Mangala/Maicon. Danilo cobriu o lado direito.
O FC Porto começou com um lance que podia ter dado o primeiro golo da partida. Aos 12 minutos, num cruzamento de Carlos Eduardo na direita, Jackson Martínez rematou de primeira para uma grande defesa de Reina para canto, impedindo assim o golo.
O árbitro checo Pavel Kralovec anulou um golo a Carlos Eduardo por fora de jogo, depois de um cruzamento de Jackson. O lance anulado gerou muita contestação por parte da equipa portuguesa.
O FC Porto continuou a dominar até ao final da primeira parte, perante um Nápoles muito organizado e que só teve uma oportunidade de golo aos 26 minutos, por intermédio do argentino Higuaín.
A segunda parte começou, já com a noite como pano de fundo Dragão, com outra excelente oportunidade para o FC Porto inaugurar o marcador. Num potente remate de Fernando, de fora da área, o espanhol Pep Reina voltou a brilhar com uma grande defesa, adiando o primeiro golo portista.
A tarde foi de grandes exibições na baliza e, do outro lado, foi a vez de Helton mostrar ao seu rival o que valia. O capitão do FC Porto negou, por três vezes consecutivas, o golo do Nápoles, que estava mais atrevido no desafio.
Aos 57 minutos, o FC Porto conseguiu 'furar' a defesa napolitana com o golo de Jackson Martínez, que rematou cruzado de primeira na sequência de um pontapé de canto, provocando grande euforia aos 25 mil adeptos no estádio.
Luís Castro, que se estreou em jogos das competições europeias, fez a sua primeira substituição aos 68 minutos, colocando Quintero no lugar de Carlos Eduardo e, minutos depois, trocou Varela por Ghilas.
Aos 82 minutos, os Dragões estiveram muito perto de marcar o segundo, mas a bola foi ao poste num lance que envolveu Quintero e Ghilas, numa altura em que o FC Porto jogava de forma mais segura e a controlar a vantagem.
Com o primeiro triunfo europeu, em casa, esta época, o FC Porto parte mais moralizado para o clássico de domingo com o Sporting, a contar para a 23.ª jornada da I Liga.
A segunda mão desta eliminatória da Liga Europa disputa-se na próxima quinta-feira, dia 20, no Estádio San Paolo, em Nápoles.