O Sporting da Praia, campeão em título, recebeu hoje, dia 11 de Maio, no Estádio da Várzea o Académica do Porto Novo, numa partida a contar para a primeira jornada do Campeonato Nacional de Futebol.

O jogo começou com os «estudantes» a jogarem à defesa e a dificultarem assim o jogo aos leões que tentavam criar oportunidades de golo mas sem sucesso.

O Sporting ainda conseguiu alguns cantos, marcados por Vargas, mas as tentativas de chegar à baliza do Académica foram infrutíferas.

Já o Académica manteve-se à defesa e respondia às insistências dos leões com contra-ataque sem contudo nenhuma bola a entrar na baliza leonina até ao final da primeira parte.

A partida chegou ao intervalo com um empate a zero bolas, um score que se manteve até ao afinal.

A segunda parte iniciou com o Sporting a ver um cartão amarelo, surgindo uma oportunidade de golo para o Académica que não chegou a concretizar-se.

Já perto do final da partida, o guarda-redes do Sporting, Maguette teve de sair da grande área para efectuar uma defensa apertada, um momento de alguma tensão para a equipa leonina.

Apesar da fraca afluência, estiveram presentes no Estádio da Várzea alguns adeptos da equipa do Porto Novo, bem como apoiantes da equipa leonina. As duas pequenas claques ainda tiveram tempo de trocar algumas palavras de crispação sem contudo entrar em confrontos.

No final da partida, Domingos Fonseca, o treinador do Académica salientou que o Sporting é o adversário que mais a sua equipa teve de defrontar ao longo do campeonato. “Um empate é dignificante, mas este é um resultado que também [nos] satisfaz”, garantiu.

O técnico do Académica confessou que o Oceano, ausente por lesão, fez falta como qualquer outro jogador. Segundo Domingos Fonseca o Académica aspira a final do Nacional de Futebol.

Janito Carvalho, treinador do Sporting da Praia, criticou a postura defensiva do adversário e afirmou que “esperava um Académica mais atrevido. Eles venceram o jogo porque vieram para o 0 a 0”. Janito garantiu que no próximo jogo, o Sporting vai jogar “como sempre” para ganhar.

O Sporting fez três substituições: Lé por Ballack, Cá por Dany e Tigana foi substituído por Júnior, já nos últimos minutos do jogo. A equipa leonina levou dois cartões amarelos nesta partida.

No Académica Flávio foi substituído por Tiui e Tartam por Vaty.

O próximo jogo do Sporting é frente ao Académico do Maio (nessa ilha) e o Académica do Porto Novo recebe o homónimo do Fogo. Ambos os jogos acontecem no dia 18 de Maio.

Ficha de jogo

Sporting da Praia

Titulares: Elhadji Maguette Seye (Maguette), Admar Almeida, Mikael Fernandes (Miká), Adilson Centeio (Piky), Eduardo Fernandes (Vargas), Lenine Gonçalves (Lé), Pedro Fernandes (Carlitos), Dário Furtado (capitão), João Robalo (Tigana), António Correia (Tó), Carlos Semedo (Cá).

Suplentes: Gildo Monteiro (Júnior), Dénis Monteiro (Dany), Constantino Vaz (Ballack), João Correia (Preto), Wilker Silva, Celso Mendes, Edson Teixeira.

Académica Porto Novo

Titulares: Manuel Lopes (Nuzuka), Admilson Deglado (Adi), Artur Fortes (Tutuia), Elton Morais (Tartam), António Monteiro (Tony), Adnilson dos Santos (Nixa), Renato Lopes (Tucim), Ailton Pinto (Tchoiss), Evan Évora (Ivinha), Dénis Martins (capitão), Flávio Fonseca.

Suplentes: Stiven Silveira (Tiui), Davilson Martins (Vaty), Nelson Sales, Nicolson Fortes (Niky), Amarilson Monteiro (Xolote), Nilson Santos (Nitche), Alberson dos Reis (Beto).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.