Tirando os ´três grandes` e ainda o Vitória Sport e o Clube e o SC Braga (clubes com média de espetadores acima dos 11 mil), nenhum outro clube em Portugal consegue ter uma casa para lá dos 10 mil espetadores numa partida (sem ser num jogo com Benfica, FC Porto ou Sporting). O União de Lamas - Lusitânia de Lourosa, da 11.ª jornada da 1.ª divisão do campeonato distrital de Aveiro teve mais de 10 mil nas bancadas, num dérbi frenético que quase encheu o Estádio Comendador Henrique Amorim.

Em causa estava a liderança da prova já que uma vitória da formação de Lamas o colocaria na liderança partilhada com o Lusitânia. Mas os forasteiros forma mais fortes e distanciaram-se ainda mais no primeiro lugar, agora com seis pontos de vantagem sobre o rival deste domingo.

Os lusitanistas mostraram porque são líderes e foram melhores em casa do rival, vencendo por 2-1. o camaronês Koneh, melhor marcador do campeonato, fez o 1-0 para o Lusitânia, Jonatas empatou, mas Koneh viria a bisar e a dar a vitória a equipa de Lourosa.

Num dérbi frenético e apaixonante, com muitos nervos à flor da pele, destaque, pela negativa, pela invasão de campo por parte dos adeptos forasteiros, aquando do segundo golo do Lourosa. Além da invasão, um adepto do Lusitânia agrediu Marcelo, do União, com um pontapé.

Por causa deste incidente já circula na internet uma petição pública para que seja atribuída derrota ao Lusitânia.

Na classificação do Campeonato Safina 2017/18, o Lusitânia de Lourosa lidera com 28 pontos em 11 jornadas, seguido do União de Lamas com 22, os mesmos do Beira-Mar (que já andou pela Primeira Liga) e Esmoriz.

*Artigo corrigido e atualizado com a média de espetadores de SC Braga