Os tempos são outros e de há 45 anos para cá, muita coisa mudou. Mas , em todo o caso, factos são factos e o Benfica de 2009/10 conseguiu, finalmente, quebrar um recorde europeu que já levava mais de quatro décadas.

Em 1964/65, a mitica equipa do Benfica, com Eusébio, Torres, Simões, José Augusto e Costa Pereira, conseguira em nove jogos marcar 27 golos. Desde ai, nunca mais houve brilho encarnado no velho continente. Só na época seguinte, o Benfica deu um ar da sua graça, apontando 26 golos.

Agora, nesta edição da Liga Europa, outrora Taça UEFA, os pupilos de Jorge Jesus já levam 28 golos em 13 encontros. O golo do empate e da superação do recorde anterior foram marcados quinta-feira à noite por Cardozo, ante o Liverpool.

No entanto, o título de equipa portuguesa mais goleador pertence ao Sporting, na época 1963/64, com 36 golos apontados, quando venceu a Taça das Taças, seguida do FC Porto em 2002/03 (29), quando venceu a Taça UEFA. Este Benfica é terceiro

Os dois golos do paraguaio não só dão novo recorde, como reforçam o caminho do avançado rumo à liderança dos melhores marcadores. A UEFA não contabiliza o golo marcado ao Vorskla Poltava, na pré-eliminatória, e por isso Cardozo soma oito tentos, um a menos que Claudio Pizarro, do Werden Bremen, que já não está em prova.

Líder do campeonato, a um passo das “meias” na Liga Europa e já com um troféu conquistado (Taça da Liga), o Benfica tem tudo para ter em 2009/10 a época de sonho.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.