Último dia de mercado, o que significam 24 horas de emoções fortes em Portugal e pela Europa fora. Com os principais campeonatos europeus a fecharem a janela de transferências, giram os milhões e os clubes dão tudo para acertar as contratações para o que resta da temporada.

Por cá, o Sporting é o único dos grandes que já oficializou um reforço. Os leões asseguram a chegada de Gonzalo Plata. O jovem dianteiro fica ligado aos leões até 2024, com o Sporting a não divulgar os pormenores do negócio do jogador que chega proveniente do Independiente del Valle e é internacional sub-20 pelo Equador.

Também em relação direta com os leões, o Sassuolo assegurou o empréstimo de Merih Demiral, que chega proveniente do Alanyaspor. O jogador estava cedido ao clube turco, com opção de compra obrigatória ao clube verde e branco.

Alguma imprensa nacional adianta que o Sporting assegurou a cedência do jovem médio albanês Dean Lico, cujo passe pertence aos espanhois do Leganès. O objetivo será a integração do jovem na equipa de sub-19 e posteriormente na de Sub-23.

No que diz respeito ao FC Porto, o PAOK praticamente confirmou a chegada do médio Sérgio Oliveira ao clube grego, através de um post nas redes sociais. O centrocampista português sai assim dos azuis e brancos com o objetivo de ganhar minutos e sonhar com uma presença na final-four da Liga das Nações. Os azuis e brancos também estão próximos de assegurar o médio do SC Braga, Loum. O centrocampista está cedido ao Moreirense e deverá ser emprestado aos dragões até final da temporada, ficando o FC Porto com a opção de compra.

Dos 'três grandes' o Benfica em quem aparece mais tímido neste último dia de mercado, que se tem revelado 'morno' por terras nacionais e internacionais. Para já está em cima da mesa o eventual empréstimo de Alfa Semedo ao Espanyol de Barcelona. Negociações essas que estão bastante adiantadas. O dossier de Taarabt ainda não está resolvido. O jogador dos encarnados, rejeitou uma oferta do Reading treinado pelo português José Gomes. Já Facundo Ferreyra também poderá sair, com o Espanyol também como destino.

Pela Europa fora, a toada também não está propriamente emocionante, já que ainda não ocorreu, até ao momento, uma transferência de' encher o olho'. O médio internacional guineense Pelé vai jogar até ao final da época no Nottingham Forest, por empréstimo do Mónaco.

Fellaini está a caminho do Shandong Luneng, depois de seis anos em Manchester. De acordo com a imprensa britânica, o 3.º classificado da liga chinesa, vai oferecer 12 milhões pelo jogador do United e um contrato absolutamente milionário ao jogador, que será um dos mais bem pagos do mundo.

Mitroglou foi confirmado no Galatasaray, O dianteiro ex-Benfica foi confirmado no clube turco, depois do Galatasaray ter noticiado durante a manhã que estava em conversações com o Marselha. O jogador fica cedido ao clube turco até ao final da época.

Em relação à guerra dos gigantes e dos milhões, a imprensa inglesa fala de uma oferta milionária do Real Madrid que se prepara para oferecer 114 milhões de euros por Marcus Rashford. Mas caso o negócio avance, o jogador do United só deve rumar a Espanha no verão.

Já a Sky Sports está a avançar com a possibilidade do PSG contratar Willian ao Chelsea. A lesão de Neymar (que vai parar três meses) pode acelerar o negócio.

Veremos o que acontece até ao fecho da janela de mercado. Continue a acompanhar tudo no SAPO Desporto.