O argentino Lionel Messi acaba de conquistar, pela oitava vez, a Bola de Ouro, que o consagra como o melhor futebolista da época 2022/23.

O prémio da France Football para o melhor futebolista masculino da época foi entregue ao ‘astro’ argentino de 36 anos, atualmente no Inter Miami dos Estados Unidos, que na temporada em causa jogou nos franceses do Paris Saint-Germain, registando 41 jogos e 21 golos e conquistando o título de campeão francês, embora os feitos pela seleção tenham outro relevo.

Os argentinos venceram o Mundial2022, realizado no Qatar a meio da temporada, devido às temperaturas naquele país, com o avançado como capitão e principal destaque, marcando sete golos em outros tantos jogos.

É o oitavo troféu do '10' argentino, que venceu também em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021, recorde entre as 67 edições do galardão da France Football, acima dos cinco do português Cristiano Ronaldo.

Em segundo lugar ficou o norueguês Erling Haaland, campeão europeu pelo Manchester City, com o francês Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) em terceiro. Vencedor em 2022, o francês Karim Benzema foi este ano 16.º.

O melhor português foi Bernardo Silva, também do City, no nono posto, com Rúben Dias, outro ‘citizen’, em 30.º. António Silva, do Benfica, ficou em oitavo no prémio para jogadores sub-21, atribuído ao inglês Jude Bellingham (Borussia Dortmund).

No feminino, o galardão foi para a espanhola Aitana Bonmatí, 'estrela' da seleção de Espanha que foi campeã do Mundo e do FC Barcelona campeão europeu, à frente da australiana Sam Kerr (Chelsea), segunda, e uma compatriota e colega no 'Barça', Salma Paralluelo, terceira.

FOTOS: As imagens da cerimónia da Bola de Ouro 2023

Um prémio com selo Mundial

No Théâtre du Châtelet, em Paris, Messi acabou premiado, sobretudo, pelo que fez no Mundial de 2022, no Qatar, onde conduziu a Argentina ao terceiro título, depois de 1978 e 1986, com sete golos e três assistências.

O avançado, agora ao serviço dos norte-americanos do Inter Miami, conduziu a Argentina à vitória no Mundial de futebol, no Qatar, 36 anos depois da última conquista. Na final, ganha à França por 4-2 nas grandes penalidades, depois de 3-3 nos 120 minutos, Messi foi eleito Melhor em Campo no derradeiro jogo da prova, depois de ter feito dois dos três golos argentinos.

O craque de 36 anos também foi eleito Melhor Jogador do Mundial2022, repetindo o feito de 2014 quando perdeu a sua Argentina final para a Alemanha, no Brasil.

Além de finalmente sagrar-se campeão do Mundo pela sua Argentina, depois da Copa América em 2021 e a Finalíssima em 2022, Messi tornou-se no recordista a solo de jogos em Mundiais de futebol, ao somar o 26.º, ultrapassando Lottar Mathaus que somou 25 pela Alemanha.

Com o bis que marcou à França, Messi ultrapassou Pelé e igualou Fontaine com 13 golos. No ‘ranking’ de golos em Mundiais, o atual ‘capitão’ da Argentina já só tem três jogadores, os alemães Miroslav Klose, com 16, e Gerd Müller, com 14, o brasileiro Ronaldo, que soma 15.

FOTOS: Os mais votados na Bola de Ouro 2023

Em 2022/23, Messi totalizou 38 golos e 26 assistências, em 54 jogos, conquistando, além do Mundial, o título que lhe faltava, o campeonato e a Supertaça de França, na segunda temporada ao serviço do Paris Saint-Germain, que já trocou pelo Inter Miami.

Na franquia da Major League Soccer, chegou e teve logo um grande impacto, ao conduzir o clube à vitória na Taça das Ligas, dando assim o primeiro troféu de sempre à formação de Miami. Com este título, Messi isolou-se como jogador com mais títulos da história do futebol, ao chegar à 42.ª conquista da carreira. Foi por muito pouco que não colocou o Inter Miami nos play-offs da Major League Soccer.

O argentino, que sucedeu ao francês Karim Benzema, é o detentor do prémio de melhor jogador do ano da FIFA – agora o The Best -, que arrecadou, também pela oitava vez, em 27 de fevereiro, numa votação para os melhores do ano 2022.

Depois de seis vitórias marcadas pelo que fez ao serviço do FC Barcelona, Messi ganhou duas Bolas de Ouro por aquilo que fez na seleção ‘albi-celeste’.

A nível de seleções sénior, Messi tem o título mundial de sub-20, o ouro olímpico, a Copa América, e o campeonato do Mundo.