Em declarações à Agência Lusa desde Roma, cidade que acolhe a final, Emanuel Macedo de Medeiros disse que, “como português e amante de bom futebol”, espera, hoje, “festejar o título e desejar a José Mourinho as maiores felicidades para o campeonato italiano e ainda para a final da Liga dos Campeões”.

O Inter de Milão, de José Mourinho, e a AS Roma disputam, a partir das 19:45 (em Lisboa), a final da Taça de Itália.

“Como português que sou, revejo-me muito nos sucessos desportivos de José Mourinho e naturalmente que vibro com as suas glórias e conquistas. É interessante verificar que o Inter de Milão se tornou a equipa adoptada pelos portugueses em Itália”, disse o director geral executivo da EPFL.

Emanuel Macedo de Medeiros referiu que Mourinho é “uma referência de excelência” e que a sua qualidade se repercute na “imagem que os estrangeiros têm de Portugal e dos portugueses”.

“Sem dúvida que os méritos alcançados pelo treinador José Mourinho contribuem para a elevação do nome de Portugal. O seu prestígio extravasa o futebol. Mas também em outras temos enormes referências que ajudam à imagem portuguesa no Mundo”, disse.

Emanuel Macedo de Medeiros vai também aproveitar a presença em Roma para analisar o panorama do futebol europeu com dirigentes da Liga italiana.

Além disso, o CEO da EPFL terá uma reunião com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), no sentido de preparar a campanha conjunta para 2011.

De acordo com Emanuel Macedo de Medeiros, o futebol tem um “papel fundamental” para alertar a sociedade sobre a fome no Mundo.