O Sporting venceu o Rio Ave por 1-0 na 22ªa jornada da Primeira Liga com um golo solitário de Alan Ruiz. Num encontro em que a equipa leonina teve muitas complicações frente a uma formação ‘vila-condense’ atrevida, Rui Patrício assinalou o jogo 400 com a camisola do Sporting com uma série de defesas de alta qualidade.

Com duas mexidas no onze, Jorge Jesus voltou a confiar em Alan Ruiz para apoiar Bas Dost. O argentino está em crescendo de forma e aparenta já ter conquistado a confiança do técnico leonino. Na defesa, Jesus trocou Rúben Semedo e Bruno César por Paulo Oliveira e Jefferson. No entanto, o ‘chuta-chuta’ manteve o seu lugar nas opções do clube leonino.

O primeiro lance de perigo oi do Rio Ave aos 12 minutos. Krovinovic aproveitou um corte defeituoso de William Carvalho e ficou na cara de Patrício. O croata ainda tentou o golo, mas o guarda-redes do Sporting esteve mais forte.

O guardião leonino voltou a fazer uma intervenção preciosa ao negar o golo a Gonçalo Paciência aos 17 minutos. Depois de um remate prensado de Gil Dias, o avançado português tentou uma espécie de chapéu, mas o internacional português, no seu jogo 400, evitou a abertura do marcador.

Na resposta, o Sporting abriu o marcado no Estádio de Alvalade. William de Carvalho conduziu a bola até à entrada da área onde deixou para Gelson. O extremo rematou para defesa incompleta de Cássio. Na recarga, Alan Ruiz fez o golo.

No segundo tempo foi o Rio Ave que entrou mais forte em Alvalade. Sob a batuta de Rúben Ribeiro, os ‘vila-condenses’ aumentaram o ritmo à procura do golo da igualdade. O Sporting sentiu o ânimo da equipa de Luís Castro, mas continuou a tentar manter o controlo da zona central do terreno.

Jorge Jesus viu que faltava algo à equipa e trocou Bruno César por Bryan Ruiz. O costa-riquenho assumiu a ala esquerda, mas o jogo manteve-se sobretudo na zona central. Aos 66 minutos, o treinador voltou a mexer para tirar de campo Alan Ruiz. O argentino deu o seu lugar a Daniel Podence que foi muito aplaudido na entrada em campo.

Foi preciso esperar até aos 70 minutos para voltar a haver perigo em Alvalade. Depois de uma série de ressaltos, Bas Dost deixou a bola para Gelson que, depois de ganhar a linha, tentou o cruzamento para o avançado holandês. No entanto, a defensiva da formação de Luís Castro limpou o perigo que rondou a baliza de Cássio.

Até ao final, a agressividade aumentou. Prova disso mesmo foi a saída de Adrien Silva que ficou magoado depois de uma entrada feia por parte de Jaime Pinto. O capitão dos ‘leões’ teve de abandonar o relvado de maca, mas foi pelo próprio pé para o banco de suplentes. Para o seu lugar entrou João Palhinha.

No relvado, o jogo manteve-se morno até ao fim sem que nenhum dos lados estivesse perto de voltar a fazer mexer o marcador no Estádio de Alvalade.

Nos descontos, Alvalade tremou quando o Rio Ave introduziu a bola na baliza de Rui Patrício.Roderick Miranda foi quem fez o remate, mas em posição irregular. Com efeito, a equipa de arbitragem anulou o golo da equipa de Luís Castro por fora de jogo.

Com este triunfo o Sporting reforça a terceira posição no campeonato e ganha três pontos à condição ao Benfica. Os ‘encarnados só entram em campo no domingo depois de verem os dois rivais ganhar nesta 22º jornada. Os ‘leões’ somam agora 44 menos 10 do que o líder FC Porto. O Rio Ave segue na décima posição da Primeira Liga com 28.