Depois da última pausa para as seleções nacionais, veja qual é o ponto de situação nos principais campeonatos europeus.

La Liga

A onze jornadas do final do campeonato, a La Liga não poderia estar mais ao rubro. Barcelona e Real Madrid, os principais emblemas em Espanha, encontram-se empatados no topo da tabela com 60 pontos, embora os culé tenham menos um jogo (acerta esta quinta-feira calendário frente ao Osasuna). Seguem-se o Atlético de Madrid a quatro pontos e o Ath. Bilbao já a oito pontos do topo.

Nesta temporada o Barcelona aparece especialmente pujante sob o comando de Hansi Flick, isto depois de um campeonato que desiludiu os adeptos, com os culé a quedaram-se a dez pontos do grande rival. O Barça já bateu o Real Madrid esta temporada, as jovens coqueluches da 'cantera', como Pau Cubarsí, Marc Casadó, Pau Victor ou Gerard Martín têm sido apostas, que têm casado com uma 'luva' com o brilhantismo de Pedri, Raphinha, e Lamine Yamal.

Ao nível de golos Lewandowski recuperou o fulgor de outros anos e já leva 35 golos em todas as competições, segue-se o antigo jogador do Sporting na contabilidade, com 27 tentos.

O Real Madrid, cujas principais individualidades ainda procuram a melhor forma, teve um arranque mais complicado, . A derrota pesada frente aos blaugrana (0-4), na jornada 11, marcou pela negativa, mas os merengues parecem ter recuperado os índices de confiança e dividem a liderança com o grande rival. Kylian Mbappé, que teve um início de percurso nos blancos menos inspirado, reencontrou-se com os golos e já soma 20 na prova.

Atl. Madrid e Bilbao são os emblemas que se seguem nos lugares cimeiros, em busca  de um lugar na Liga dos Campeões, mas ainda com a equipa de Simeone à espreita na discussão pelo título. Real Betis - carrasco do V. Guimarães na Liga Europa - e Villarreal lutam por um lugar na Liga Europa. O Girona que fez um autêntico brilharete na temporada passada encontra-se num modesto 13.º lugar.

Premier League

Com 29 jornadas decorridas na Premier League não há muito a discutir no que à luta pelo título diz respeito. O Liverpool destaca-se na liderança e já soma 12 pontos de avanço e será apenas uma questão de tempo para garantir mais um troféu para o seu palmarés. A equipa orientada por Arne Slot tem esbanjado classe na competição e sem contar com oposição de peso. O tetracampeão City apareceu nesta temporada transfigurado, e para pior, pois tem praticado um futebol menos envolvente ocupando um modesto 5.º lugar a 22 pontos do líder.

Não se pode deixar de destacar o sensacional Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo que ocupa um muito surpreendente terceiro lugar, em lugar de acesso à Champions na ultra competitiva prova inglesa. Com o Arsenal na 2.ª posição e o Chelsea no quarto posto, Newcastle e Brighton são outros dos emblemas que procuram um lugar ao sol nas competições europeias no sexto e sétimo posto, respetivamente.

As grandes desilusões da prova são mesmo o Tottenham, numa época atípica, ocupando neste momento o 14.º posto, e claro está o Manchester United de Ruben Amorim. Os red devils até têm melhorado os índices exibicionais e os resultados, com o português Bruno Fernandes em grande forma.

Ainda assim, o atual 13.º lugar não é consentâneo com os pergaminhos dos ingleses. Na próxima jornada, que será a 30.ª, destaque para a receção do Forest ao United, num duelo de portugueses, e para a receção do Arsenal ao Fulham de Marco Silva. A equipa londrina está solidamente no oitavo lugar da classificação e ainda com uma palavra a dizer no que à luta pelos lugares europeus diz respeito.

Série A

Quando estão decorridas 29 jornadas, e após um período de maior equilíbrio, o Inter lidera e mantém a fórmula isto depois de se ter sagrado campeão na época passada. O Nápoles deixou o primeiro lugar e ocupa o segundo posto da prova a três pontos dos nerazzurri.

A Atalanta mantém-se consistente nos lugares cimeiros, no último lugar do pódio, seguindo-se o Bolonha que ainda nesta temporada marcou presença na Liga dos Campeões. A Juve aparece a um ponto, com 52, seguindo-se a Lazio na sexta posição. O AC Milan de Sérgio Conceição, que tinha traçado como objetivo a presença na fase de grupos da liga milionária ocupa um modesto 9.º lugar.

A situação do técnico português é periclitante e já se fala da saída precoce do comando técnico dos rossoneri, emblema onde milita Rafael Leão e João Félix. Já neste fim de semana, o AC Milan desloca-se ao terreno do Nápoles num dos jogos mais apetecíveis da jornada. O líder Inter recebe a Udinese.

Ligue 1

A partida de Mbappé não alterou a ordem de forças na Ligue 1, já que o PSG continua a dominar a seu bel-prazer o campeonato. Os parisienses lideram, com uns impressionantes 19 pontos de vantagem sobre o Marselha, e mais 21 que o terceiro classificado Mónaco.

Nos franceses têm brilhado novas figuras tais como Barcola, o jovem dianteiro francês, bem como os portugueses Vitinha, e João Neves. Ousmane Dembélé, o jogador mais bem pago da competição, é o melhor marcador com 21 golos. O Mónaco de Adi Hutter que prometeu dar luta ao PSG ocupa o terceiro lugar.

O Marselha, que tem De Zerbi ao comando, tem mostrado melhorias e ocupa a viceliderança, após o titubeante oitavo lugar do ano passado. O Brest, que foi a equipa sensação da prova no ano passado, aumentou a fasquia mas encontra-se num modesto oitavo lugar. O Lyon de Paulo Fonseca, que não pode estar no banco devido a um incidente com um árbitro, ocupa o quinto lugar.

Bundesliga

Após uma temporada atípica, em que o Leverkusen se sagrou campeão, a Bundesliga parece ter regressado à 'normalidade' e o Bayern tem trabalhado para recuperar o ceptro no futebol alemão. Os bávaros, de Raphael Guerreiro e Palhinha, lideram somando seis pontos de vantagem sobre o campeão Leverkusen.

Seguem-se o Eintracht e o Leipzig no terceiro e quarto posto respetivamente e o Friburgo e Borussia M´Gladbach a fecharem os lugares de acesso às competições da UEFA. A equipa de Dino Toppmöller tem aparecido em melhor plano, após o sexto lugar da temporada passada. O Dortmund, que tem presença garantida nos quartos de final da Champions, ocupa um muito modesto 11.º lugar da prova.

Com o Leverkusen aparentemente sem fôlego para lutar pelo bicampeonato, parecem ser os bávaros os mais bem colocados para se sagrarem campeões. O Estugarda, que foi segundo no ano passado, é o atual 10.º classificado. O Union de Berlim de Diogo Leite lutou até à última pela manutenção na época passada ocupa o 13.º posto da competição.