O estudo desta semana do Observatório do Futebol (CIES) centra-se nos clubes cujos jogadores da formação jogam nas primeiras equipas entre as 31 divisões de topo do futebol europeu.
O termo utilizado pela UEFA, 'training clubs' refere-se a emblemas onde os atletas fizeram a sua formação, durante pelo menos três temporadas, entre os 15 e os 21 anos. São considerados também o número de partidas jogadas a nível doméstico no último ano, o nível dos clubes e a idade dos jogadores.
Nas chamadas 'Big 5', o Real Madrid comanda com 43 jogadores. O Sporting Clube de Portugal é a equipa portuguesa mais bem colocada dessa tabela com 19 jogadores, formados na sua Academia, a atuar nas cinco principais ligas europeias. O Benfica conta com 15 jogadores e o FC Porto com 12.
No topo do ranking, com 85 jogadores, o Partizan de Belgrado lidera como o clube com mais jogadores ativos nas 31 divisões de topo da UEFA. Segue-se o Ajax (77) e Dínamo Zagreb (71). O Sporting também é o clube português que se destaca nesse capítulo com 56 jogadores (formados na sua Academia) ativos.
A nível de pontuação nas 31 divisões de topo do futebol europeu, utilizando o coeficiente do CIES (critério da idade, do número de jogos jogados e do nível da competição), o Benfica obtém o 'score máximo'. Os encarnados somam 81,3 pontos contra 70,8 do Sporting e 47,3 do FC Porto. O Benfica supera nesse campo o Real Madrid e o Ajax.
Comentários