A Superliga europeia está em suspenso, depois da saída de dez dos doze clubes fundadores, mas continuam a ser conhecidos detalhes sobre a prova, nomeadamente no que a valores diz respeito.

Os dois clubes ainda no barco da Superliga, Real Madrid e Barcelona, seriam os clubes que mais dinheiro poderiam ganhar com a prova, de acordo com o jornal 'Mundo Deportivo'.

A publicação revela que os dois rivais espanhóis iriam ganhar 350 milhões de euros só pela participação na competição, um valor que poderia alcançar os 600 milhões em caso de conquista da mesma.

Os restantes clubes não conseguiriam alcançar um valor tão elevado, uma vez que os prémios da prova dependeriam do valor da marca de cada clube, do seu palmarés, os resultados desportivos e do marketing. Uma ponderação que colocava os dois emblemas espanhóis no topo dos ganhos.

Quanto ao valor de entrada, os tais 350 milhões de euros, Barcelona e Real Madrid não seriam os únicos a receber tal cheque, uma vez que pelo menos mais quatro clubes participantes na prova - no qual se incluíam Liverpool e Manchester United - estavam no mesmo patamar dos emblemas espanhóis.

A publicação refere que o bolo dos 3.5 mil milhões de euros para os fundadores da Superliga seria dividido de forma assimêtica, dividindo os clubes em quatro níveis.

O primeiro, com seis clubes a receber 350 milhões; o segundo com outros quatro a receber 225 milhões; o terceiro nível, onde dois clubes recebiam 112,5 milhões e os quarto nível, dos três clubes com menos valor de marca, que receberiam 100 milhões de euros.

Os valores envolvidos só na entrada nesta Superliga encostam a Liga dos Campeões a um canto: a título de exemplo, refere o Mundo Deportivo, o máximo que um clube espanhol já conquistou na Champions foi 117,7 milhões de euros, quando o Barcelona chegou às meias em 2018/2019.

Mesmo o Real Madrid que ainda está na competição, jogando com o Chelsea na meias-finais, poderá ganhar no máximo 'só' 135,7 milhões de euros, menos de metade do que alegadamente receberia só por marcar presença na Superliga.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.