O piloto do avião em que viajava a equipa brasileira Chapecoense reportou à torre de controle do aeroporto de Medellín, na Colômbia, uma "falha elétrica total" e falta de combustível antes de o avião cair.

"Senhorita, 2.933 está em falha total, falha elétrica total e sem combustível", disse o piloto Miguel Quiroga, da companhia boliviana Lamia, segundo uma gravação divulgada hoje.

A controladora aérea respondeu: "Pista livre e esperando chuva sobre a superfície Lamia 933, bombeiros alertados".

Pouco antes, o piloto tinha solicitado "prioridade para a aproximação".

Na gravação, Miguel Quiroga pediu várias vezes para lhe indicarem "vetores na pista", ou seja, orientações para aproximar-se o mais rápido possível do aeroporto.

No início da gravação ouve-se que a controladora do turno estava a dar prioridade a outro aparelho da empresa Viva Colombia, que tinha um problema por "uma fuga".

Quando o piloto da aeronave da Lamia a informou da gravidade da sua situação, a controladora desviou outros dois aviões comerciais que estavam a aproximar-se do aeroporto, para que o avião em que seguia a equipa da Chapecoense pudesse aterrar.

Pilotos colombianos que voavam para Medellín àquela hora e que escutaram nas suas frequências de rádio a conversa relataram que, efetivamente, o piloto da Lamia informou a torre de problemas elétricos e de combustível.

Pouco antes de perder o contacto, a controladora disse-lhe que o avião não tinha a altitude necessária, respondendo o piloto que se encontrava a 9.000 pés (quase três mil metros).

Segundo peritos consultados por vários meios de informação colombianos, essa altitude é insuficiente para passar o Cerro Gordo, perto do aeroporto e contra o qual o avião colidiu, a apenas 17 quilómetros da pista.

A bordo do avião seguiam 77 pessoas, entre passageiros e tripulantes, e 71 morreram no acidente. Entre os mortos contam-se 21 jornalistas, dos quais um sobreviveu.

Entre os seis sobreviventes, dois jogadores da Chapecoense permanecem em estado crítico, mas estável, indicou hoje um relatório médico.

O clube do Estado de Santa Catarina ia disputar a primeira mão da final da Taça Sul-Americana com os colombianos do Atlético Nacional.

O avião tinha saído do aeroporto Viru Viru, de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde aparentemente tinha realizado uma escala técnica.

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